Como Fazer Molho de Tomate

Como Fazer Molho de Tomate

Um bom molho de tomate é a base para muitos pratos maravilhosos – pizzas, massas, frango e peixe. Aqui está uma receita para um molho de tomate básico que começa com  cebolas, cenouras e aipo cozidos em um pouco de azeite, onde o alho, tomates e temperos são adicionados. Simples e delicioso. O molho pode ser vestida com cogumelos, linguiça, azeitonas, vinho, e todo o tipo ou legumes.

Fazer molho de tomate caseiro a partir do zero é a base de pratos deliciosos culinários – e surpreendentemente fácil!

Receita básica de molho de tomate

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola 1/2 média, finamente picada
  • 1 cenoura pequena ou 1/2 cenoura grande, picada
  • 1 talo pequeno de aipo, incluindo as copas verdes, finamente picado
  • 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
  • 1 dente de alho, picado
  • 1/2 colher de chá de manjericão seco ou 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
  • 800 ml de tomates inteiros sem pele em lata, incluindo o suco, ou 800g de tomates frescos, sem pele, sem sementes, e picados
  • 1 colher de chá de extrato de tomate
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

1. Prepare os primeiros ingredientes. Aqueça o azeite em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione a cebola picada, cenoura, aipo e salsa. Mexa para que tudo fique bem misturado. Reduza o fogo, cubra a frigideira e  deixe cozinhar por 15 a 20 minutos, mexendo ocasionalmente até que os vegetais estejam macios e cozidos.

2. Passe para a fase final. Remova a tampa e adicione o alho picado. Aumente o fogo para médio. Cozinhe por alho por 1 minuto. Acrescente os tomates, incluindo o suco e triture os tomates com os dedos, se você estiver usando tomates inteiros enlatados. Adicione o extrato de tomate e o manjericão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Leve para ferver ligeiramente, reduza o fogo e deixe cozinhar, sem tampar, até engrossar, cerca de 15 minutos. Se você quiser passar o molho no liquidificador para dar-lhe uma consistência macia.

Molho de tomate super-rápido

Ingredientes:
Azeite de oliva
4 dentes de alho, descascados e cortados finamente
Um punhado de manjericão fresco e picadinho
3 x 400g latas de tomates inteiros de boa qualidade
Sal marinho e pimenta do reino

Modo de fazer:

1. Leve tudo ao fogo. Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo e despeje em 4 colheres de sopa cheia de azeite de oliva. Adicione o alho, agite a panela um pouco e, uma vez que o alho começar a colorir levemente, adicione o manjericão e os tomates. Usando as costas de uma colher de madeira para amaçar e esmagar os tomates, tanto quanto você puder.

2. Tempere o molho. Adicione o sal e pimenta a gosto. Logo que começar a ferver, retire a panela do fogo. Coe o molho por uma peneira grossa em uma tigela, usando a sua colher de pau para “empurrar” os pedaços maiores de tomate completamente. Descarte o alho e manjericão, que será deixado na peneira, mas certifique-se de raspar qualquer sobra de tomate amassado ao largo das costas da peneira.

3. Termine de fazer. Despeje o molho de volta na panela, deixe ferver, em seguida, reduza o fogo e deixe ferver por 5 minutos para concentrar os sabores. Ele estará pronto quando tiver a consistência perfeita para espalhar sobre sua pizza.

Guarde o molho em um frasco limpo na geladeira – você poderá manter o molho na geladeira por 1 semana mais ou menos.