Como Fazer Molduras

Como Fazer MoldurasMolduras tem a serventia de embelezar uma pintura ou um retrato, formando assim um quadro. Na grande maioria as molduras são compostas de madeira e derivados da madeira, como compensado e papelão resistente. Existem ainda molduras feitas de porcelana, vidro, metais como ferro e alumínio e atualmente plástico.

Vamos aprender a fazer molduras básicas de madeira e algumas mais criativas de papelão.

  • Molduras de madeira – as molduras de madeira para retratos e pinturas no formato tradicional, isto é, quadriláteros retangulares, são composta basicamente por quatro pedaços de madeira. Os lados internos da moldura sempre deverão ter a medida do lado correspondente da obra que a moldura irá abrigar. Considerando os quatro pedaços de madeira de igual largura, a medida do lado externo de cada pedaço deve ter a mesma medida do lado interno somado à duas vezes a sua largura. Para isso, corte as pontas das madeiras formando ângulos de 45°. Assim, as pontas irão encaixar e as madeiras formarão o quadrilátero que irá emoldurar a obra. Utilize um grampeador de madeira para unir as partes e aplique cola de madeira para ficar mais seguro. Decore sua moldura com tintas coloridas ou verniz. Fixe na obra com fita adesiva.
  • Molduras de papelão – nesse tipo de moldura, por ser um material mais fácil de se trabalhar em casa, você consegue melhores e mais criativos resultados. Você pode optar por uma moldura tradicional como a de madeira, basta manter o formato visto acima e aplicar para o papelão. Para um visual mais moderno sobreponha camadas de moldura usando cortes ondulados. Você também pode usar outras cores em cada camada sobreposta, assim terá mais opções para usar a criatividade. Lembre-se de usar cores que dialoguem com o que será exposto no interior da moldura.

Você ainda pode aplicar colagens de revistas sobre as molduras prontas, assim terá um belo efeito de mosaico. Ao final, aplique verniz e exponha sua moldura. Assim, a moldura valerá mais do que o quadro.