Como Fazer Merengue

Como Fazer MerengueQuem não gosta de um bolo com bastante merengue, ou então aquele morango vermelhinho com muito merengue… é a festa dos finais de tarde e finais de semana. Ele é muito usado em receitas de tortas, suflês, bolos, mousses e até mesmo assado, onde ele fica crocante por fora e mole por dentro, uma tentação para os amantes de doce. O merengue pode ser feito mais suave ou mais espesso, quanto mais açúcar, mais firme ele ficará.

Para fazer merengue você deve tomar alguns cuidados. O primeiro é que você não pode colocar a gema na receita. Segundo que se você for fazer merengue assado (suspiro), deve fazê-lo em uma temperatura abaixo dos 100º, pois o calor é apenas para “secar” o merengue, deixar ele menos úmido, porém se você quiser mais escurecido é só usar a temperatura alta por menos tempo. Terceiro, o merengue assado deve ser guardado frio para não perder a consistência. Quarto, para dar cor ao merengue use corantes alimentícios um pouco antes de terminar de bater a massa.

Sabendo disso, vamos à receita.

1.Separe os ingredientes para sua receita:

  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 120 ml de água
  • 3 claras de ovo
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1 / 2 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 5 colheres (sopa) de açúcar

Esta receita serve para 8 pessoas, assim se você for fazer mais ou menos é só diminuir ou aumentar a receita.

2. Comece pré-aquecendo o forno em temperatura média de 220º.

3. Misture o açúcar com o amido. Em uma panela você deve misturar o açúcar e o amido de milho. Depois misture a água e bata bem. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Depois é só tirar do fogo e deixar esfriar.

4. Bata as claras em neve. Com o auxílio de uma batedeira, bata as claras, a baunilha e o sal, até formar uma espuma. Após, vá acrescentando as colheres de açúcar. A cada colherada você deve bater novamente as claras.

5. Misture a calda.  Acrescente a calda feita anteriormente ainda batendo as claras. Aumente a velocidade da batedeira até que as claras fiquem consistentes, ou seja, em neve. O Merengue está pronto.

6. Se você quiser fazer suspiro ou torta de merengue, despeje o merengue em uma assadeira ou uma forma de torta e coloque no forno e deixe assar até dourar.