Como Fazer Maquiagem de Pierrô para o Carnaval

O Carnaval já está aí batendo em nossas portas e você ainda não sabe como se fantasiar para a folia.

O Pierrô, o Arlequim e a Colombina são personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. O estilo surgiu como alternativa à chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas. Assim, a história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular, de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos de então.

Os três são as fantasias mais clássicas e usadas no Carnaval brasileiro.

Neste artigo você irá aprender a maquiagem de Pierrô.

Você irá precisar de:

  • 1 pancake branco
  • 1 lápis preto grosso
  • Delineador preto

Passo a passo:

Use o pancake em todo o rosto, inclusive na boca e pálpebras superiores. Em seguida faça uma lágrima com o lápis preto (a lágrima deve existir, pois representa a tristeza de Pierrô pelo amor não correspondido de Colombina). Após isso você pode inventar traços semelhantes a lágrimas e deixar o rosto bem tristonho.

Seu nome original era Pedrolino, mas foi batizado, na França do século XIX, como Pierrot e assim ganhou o mundo. O mais pobre dos personagens serviçais, vestia roupas feitas de sacos de farinha, tinha o rosto pintado de branco e não usava máscara. Vivia sofrendo e suspirando de amor pela Colombina. Ele é um personagem triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. Não foi à toa que sua atitude, sua vestimenta e sua maquiagem influenciaram todos os palhaços de circo.