Como Fazer Manutenção do Carro

Quando vamos viajar de carro, a primeira coisa que temos que fazer, muito antes de preparar as malas, é verificar a manutenção do carro. Temos que ver se está tudo em ordem, afinal é este o meio de transporte que dependemos para chegar ao nosso destino.

Portanto, fique sempre atento a qualquer detalhe do seu carro, para verificar se o seu funcionamento está correto e para perceber qualquer sinal que pode alertar para um cuidado especial na oficina de casa.

Neste artigo você terá um guia rápido para te ajudar a manter o carro em ordem e garantir a segurança.

1. Água da bateria. Verifique a luz que indica a quantidade de água na bateria do carro e as condições dela. É importante fazer isso todo mês.

2. Água no radiador. A água ajuda a resfriar o motor e evitar o superaquecimento. Para evitar problemas no sistema de arrefecimento, vazamentos, queima das juntas e velas de ignição, verifique sempre que possível o nível de água do radiador, de preferência uma vez por semana.

3. Bateria. É importante também sempre manter limpos os terminais da bateria. Dessa forma ela armazena melhor a bateria e assegura o funcionamento dos equipamentos, como ar-condicionado e a partida do motor.

4. Escapamento. Inspecione-o periodicamente a cada seis meses para ver batentes, suportes e abraçadeiras.

5. Faróis. Este é um dos principais pontos da manutenção, pois eles garantem a boa visibilidade da estrada à noite. Verifique sempre que puder se alguma lâmpada dos faróis está queimada.

6. Filtro de combustível. Ele deve ser verificado sempre também. Isso por que é importante para garantir a economia de gasolina e manter o bom rendimento do motor. O filtro barra as impurezas do combustível e fica sujo rapidamente. Por isso, inspecione regularmente essa peça.