Como Fazer Manobras de Skate

Como Fazer Manobras de SkateO skate é um esporte radical que surgiu em 1960 na Califórnia em alusão ao surfe, em época de tempo seco e maré baixa. Além de ser divertido, é benéfico, pois proporciona melhor equilíbrio e coordenação motora. Apesar de ser um ótimo esporte, ainda está em fase de crescimento no Brasil, entretanto existem grandes nomes do skate brasileiro que ficaram muito conhecidos até mesmo no exterior como Bob Burnquist e Tony Hawk. Existem diversas modalidades para praticar esse esporte como freestyle, street, high jump, slalon, downhill, etc. Para pratica-lo são necessários alguns cuidados:

1. Se equilibrando. Inicialmente você deve saber em qual posição andar: regular foot ou goofy foot. No regular foot o pé esquerdo fica na parte dianteira do skate e o pé direito é usado para ganhar velocidade, no goofy foot é o contrário, enquanto o pé direito fica na parte dianteira do skate é o esquerdo que ganha velocidade.

2. Descobrindo a posição. Uma maneira fácil e prática para descobrir em que posição se sairá melhor é sendo empurrado. Isso mesmo! Suba no skate e peça para alguém o empurrar como para derrubar, da forma que você ficar ao tentar se equilibrar é a maneira como deve andar. Ao andar, mantenha sempre os joelhos flexionados e os braços leves e soltos.

3. Modalidades. No skate há diversas modalidades e formas de como andar. Escolha a que mais cabe a seu estilo. Algumas modalidades como o street consiste em manobras com obstáculos ou o downhill que não possui obstáculos e consiste um descer ladeiras com maior velocidade.

4. Cuidado com as quedas. Principalmente no início, as quedas são propícias. Para evitar danos graves é recomendável que dobre os joelhos o máximo possível se perceber que vai cair. Mantenha os braços cruzados em frente ao corpo, isso evitará que você caia com as mãos no chão e evite lesões mais sérias.

5. Equipamento. Os equipamentos para  pratica do skate são de uso opcional, vai da preferência de casa praticante. Pode ser usado capacete, cotoveleiras,  joelheiras, munhequeiras tensor, tornozeleiras e inúmeros para acessórios para reforçar a segurança e ficar longe das lesões.