Como Fazer Logotipo

Como Fazer LogotipoUm logotipo pode ser a chave para o sucesso de uma empresa ou um empreendimento qualquer, pois ele representa em poucos elementos todo o conceito de um negócio. Por isso, deve-se ter muito cuidado ao criar um logotipo, pois ele deve deve passar uma impressão correta, de forma que todos consigam entender, ao olhar o logotipo, o que faz parte e o que não faz parte daquele negócio. Aqui, você receberá dicas de como criar um logotipo e evitar constrangimentos.

  1. Entenda perfeitamente o conceito do negócio. Tenha em mente que é necessário definir um conceito para o negócio, pensando desde o público-alvo até com o que se trabalha. Se a ideia é, por exemplo, uma loja de veículos, obviamente se deve trabalhar com motivos automotivos na formulação do logotipo, utilizando elementos como pneus, velocímetros ou até mesmo os próprios veículos. Portanto, o conceito do negócio precisa estar definido para o primeiro passo.
  2. Seja simples. Um logotipo é uma marca “timbrada”, ou seja, algo que pode ser transformado em um carimbo ou que se assemelhe a um simples brasão. Normalmente o logotipo deve funcionar em apena uma cor, como o preto sobre branco, sem o uso de graduações ou de escalas de cor. Em palavras simples, um logotipo não é uma fotografia, é uma arte “chapada” e vetorial.
  3. Brinque com as letras do nome do negócio. É uma solução prática, tentar transformar letras em elementos que caracterizam seu negócio. Uma simples palavra “Loja” cuja letra “o” seja uma bola de futebol já caracteriza aquela loja como de produtos esportivos. Portanto procure soluções criativas para brincar com seu nome, pensando na possibilidade de abreviação ou mesmo do uso apenas da primeira letra ornamentada.
  4. A criação do logotipo. Normalmente um logotipo é esboçado em uma folha de papel e, quando a ideia aprovada, é criado um esboço virtual que dá melhor visualização. Uma vez esse esboço virtual aprovado, o processo da arte final faz com que ele seja finalizado e pronto para ser impresso e utilizado.