Como Fazer Licor de Jabuticaba

Como Fazer Licor de JabuticabaGrande parte dos brasileiros aprecia uma boa bebida, dentre elas o licor. Essa é uma bebida alcoólica particularmente caseira, a qual a maioria das pessoas as faz em casa ou compram em lojas de produtos caseiros.

Fazer um licor é muito simples, já que o sabor depende mais da qualidade dos produtos. Aprenda aqui como sempre agradar as visitas, com um delicioso licor de jabuticaba.

1. Escolha a fruta. Antes de tudo, você precisa escolher o sabor do seu licor. Prefira as frutas da época, por estarem com uma melhor qualidade, a jabuticaba, por exemplo, fruta específica de épocas mais quentes como o verão.

2. Escolha a aguardente. A pinga é muito importante para o licor, por ser parte determinante do teor alcoólico. Se já tiver uma do seu gosto, aposte nela e compre um litro dela.

3. Selecione a fruta. Vá ao supermercado, feira, hortifruti ou sacolão e escolha bem a fruta, no caso a jabuticaba, para ser o sabor de seu licor. Repare bem no tamanho, na cor, no brilho e na consistência dela. Compre um quilo.

4. Lave bem as frutas. Em água corrente, lave as frutas com muito cuidado. Se tiver tempo,lave uma por uma, jabuticaba por jabuticaba. Deixe que escorram bem e separe-as.

5. Junte as frutas e a aguardente. Em um pote grande o bastante, despeja o quilo das jabuticabas lavadas e jogue por cima o litro de pinga, mais um quilo de açúcar. Feche bem o pote.

6. Deixe curtindo. Por, mais ou menos 15 dias, deixe a pinga curtindo as jabuticabas e o açúcar. Se quiser, pode deixar por mais tempo, o importante é que as jabuticabas cheguem ao ponto de uma uva passa, bem murcha.

7. Coe. Você pode coar diretamente para a garrafa do licor ou para um recipiente intermediário, desde que faça o procedimento com a ajuda de uma peneira boa e muita calma.

8. Passe para a garrafa. Caso tenha preferido usar um recipiente intermediário, para agilizar o processo, transporte seu licor para uma garrafa com a ajuda de um funil.

9. Saboreie. Agora que o seu licor está pronto, é só beber, sempre com moderação, já que a bebida fica doce, porém permanece com o teor alcoólico alto.

Sirva sempre para as visitas e mostre seus dotes de licoreiro (a).