Como Fazer Lavagem Intestinal

Como Fazer Lavagem IntestinalA lavagem intestinal, ou limpeza intestinal é um procedimento utilizado para remover os resíduos de fezes das vísceras (intestino grosso).

Este tipo de procedimento, em geral, é realizado sob prescrição médica e possui uma técnica especial para ser realizado, a técnica inclui a utilização de aparelhos específicos e anestésicos locais para evitar o desconforto do paciente. Porém a lavagem intestinal também possui uma versão ‘caseira’ que tem a finalidade de limpar o intestino com a finalidade higiênica ou como preparativo para realização de sexo anal.

Neste artigo explicaremos como são realizadas ambos os procedimentos, porém vale ressaltar que a lavagem do intestino tem origem medicinal e fazê-la em casa pode acarretar complicações decorrentes de erros na técnica.

No hospital: Pacientes com dificuldade para evacuar ou mulheres prestes a dar a luz são as que mais praticam a lavagem intestinal. Para realizar o procedimento, o paciente é colocado na posição adequada e é preparada a solução prescrita pelo médico à uma temperatura de 37ºC (temperatura média do corpo). A sonda que será utilizada é lubrificada com lidocaína e é introduzida no reto por aproximadamente 10 centímetros. A solução prepara é introduzida no reto do paciente e uma bolsa coletora recolherá os dejetos e a solução. Ao final do procedimento o paciente é orientado da maneira correta de fazer sua higiene. Ao contrário do que se pensa, este é um procedimento tranquilo e indolor.

Em casa: Este procedimento feito em casa com certeza não é tão tranquilo quanto o realizado por um profissional, esteja ciente.

Para fazer a lavagem intestinal da maneira ‘do it yourself’ é necessário introduzir uma mangueirinha ou algo similar no ânus e injetar água morna no reto até o momento que você sentir um pequeno incômodo abdominal, quando isso ocorrer sente-se no vaso sanitário e aguarde seu intestino esvaziar, finalize lavando e higienizando o reto. Porém se nem toda água for eliminada do reto pode ocorrer de você sentir vontade de defecar na hora errada.