Como Fazer Introdução de Trabalho

Como Fazer Introdução de Trabalho

Muitas dúvidas aparecem na hora de se fazer um trabalho. Sempre queremos fazer o melhor, e nem sempre sabemos por onde começar. A introdução de um trabalho é o que vai servir como ponta pé inicial, como o impulso para que o leitor leia seu trabalho.  Ela precisa ser interessante, breve, simples e que atice a curiosidade das pessoas. Abaixo, você poderá aprender como fazer uma introdução que preencha todos esses requisitos.

1. Apresente o texto. A introdução é uma das primeiras coisas que lemos em um trabalho. Ela vem antes do texto completo. Em uma introdução, você deve escrever, de modo simples e sucinto, sobre qual é o assunto que o leitor vai ler a seguir.

2. Aguce o leitor. É na introdução, também, que você deve deixar o leitor com vontade de ler seu texto. Para isso, uma boa dica é sempre dar ênfase nos pontos altos de seu texto, aqueles que você acha que vão chamar mais a atenção. Não é aconselhável, porém, que haja muita “enrolação” – o leitor deve saber de cara o que vai ser tratado no trabalho.  Outra dica, é escrever as razões pela qual está escrevendo sobre aquele tema ou as razões pelas quais você está fazendo aquele trabalho.

3. Respeite as regras.  Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o seu trabalho deve seguir a seguinte ordem: a capa, o índice, a introdução, o desenvolvimento, a conclusão, a bibliografia e os anexos.  Porém, é recomendado que você só escreva sua introdução depois que seu trabalho estiver pronto. Assim, fica mais fácil de distinguir os pontos altos que você dissertou. Quando seu trabalho estiver finalizado, leia e releia tudo o que escreveu. Depois, organize suas ideias e ache as frases que possam resumir, de forma simples, o tema de seu trabalho.

4. Deixe suas impressões. Por fim, uma outra dica é que você deixe suas impressões pessoas na introdução. Disserte um pouco sobre o que você pretende aprender ao fazer esse trabalho/redação.

Parabéns! Seguindo esses passos, você conseguirá fazer uma boa conclusão.