Como Fazer Inhame

Como Fazer InhameA quase totalidade da produção de inhame é utilizada para alimentação humana, em geral consumida diretamente sob a forma de vegetal cozido. A cozedura é essencial dado que o inhame contém, em quantidade que depende da espécie, compostos que lhe dão um sabor acre que é destruído pelo calor.

Os inhames são em geral vendidos a peso, sendo comum serem cortados nos mercados para serem comercializados em porções.

O respectivo tubérculo, cujo uso para fins alimentares está muito difundido nos trópicos, principalmente na África Ocidental, nas Caraíbas e na Região Nordeste do Brasil. Os tubérculos dos inhames são usados como acompanhamento de carnes, sopas e saladas, geralmente em pratos salgados, e com menos frequência em bolos e doces. O seu uso como alimento também é crescentemente apreciado nos Estados Unidos e na Europa, principalmente na França, onde seu consumo é associado a benefícios medicinais tais como a redução do mau colesterol.

Em alternativa, o inhame cozido pode ser macerado,  formando purés que podem ser utilizados diretamente ou adicionados a alimentos sólidos ou sopas.

1. Pegue aproximadamente 300 gramas de inhame e retire toda a casca.

2. Depois de já descascados lave em agua corrente e corte em tamanho médio ou como achar melhor.

3. Coloque os inhames dentro de uma panela, coloque água em uma quantidade  que cubra todo o inhame e adiciona sal a gosto.

4. Leve a panela ao fogo por aproximadamente 15 minutos em fogo alto ou até que todos os inhames tenham sido cozidos, espete-os com garfo para ver se estão mole.

5. Depois de já cozidos escorre a água e sirva junto com outros legumes ou sozinho.