Como Fazer História em Quadrinhos

Como Fazer História em QuadrinhosO incrível mundo das histórias em quadrinho (HQ) sempre foi um atrativo para aqueles que gostam de aventuras e da magia por trás de um mundo de super-heróis. Por isso é cada vez mais comum que os apaixonados por esse mundo queiram criar o seu próprio, dando início à sua própria série e, apesar do que possa parecer, o processo de criação de uma HQ é muito mais simples do geralmente se espera. Portanto se você é um desses apaixonados que pensam em fazer sua própria história em quadrinhos, fique ligado nessas dicas que o Como Fazer preparou para você nesta nova guia

1.     Crie uma história para a estória – Antes de começar a pensar nos personagens de forma profunda você deve primeiro pensar numa forma como toda a sua HQ tem origem. Toda estória tem um começo, crie um para a sua.
2.     Defina seus personagens – Componha seus personagens não apenas num sentido estético, os personagens mais famosos da história vão muito além de seu simples fator estético ou de suas habilidades especiais. Quando criamos um personagem devemos pensar em sua personalidade, seus princípios e motivos e etc. A menos que você esteja criando um personagem bipolar, esses traços de caráter e características de moral devem ser bem claros para que você possa criar em cima dele. Saber como este personagem reagiria a determinada situação é crucial pro andamento da HQ.
3.     Escreva um roteiro – Antes de começar a desenhar, você deve criar um roteiro para a história. Assim você terá uma noção melhor do que acontecerá durante cada edição e poderá organizar melhor a sua história.
4.     Reclame os direitos autorais da sua obra – Se a sua intenção for publicá-la você deve patentear sua obra. Procure onde e como você pode fazer isso em sua região.
5.     Desenhando os personagens – Algumas pessoas temem a criação de uma HQ justamente por esta etapa do processo. Alguns esquecem o sonho de montar sua própria HQ por não saber desenhar, mas isso hoje em dia não é um problema. Uma vez que você já tenha os direitos autorais sobre a obra você pode se associar a alguém para que desenhe seus quadrinhos. Isso é muito comum hoje em dia. O próprio Robert Kirkman, criador da série de HQs THE WALKING DEAD, um quadrinho de grande sucesso na atualidade, tem seus quadrinhos desenhados por Charlie Adlard. No entanto, se você procurar por uma parceria, é imperativo que você já tenha os direitos autorais sobre a obra. Fique atento para que ninguém plagie sua história.

6.     Procure uma editora – Se a ideia é publicá-lo então envie sua proposta para uma editora para ver se ela manifesta interesse em publicá-lo. Talvez essa seja uma das partes mais difíceis do processo, você pode receber alguns nãos, mas o importante é não desistir.