Como Fazer Hidroponia

Como Fazer HidroponiaHidroponia é um sistema de cultivo de plantas sem solo e em ambiente protegido. As plantas são alimentadas por uma solução nutritiva dissolvida em água contendo todos os elementos necessários para seu correto desenvolvimento.

Esse sistema possui vantagens, como maior higienização; melhor controle de produção; pode-se produzir durante todo o ano; alta produtividade, cerca de 30% superior ao sistema convencional; tem maior valor no mercado;
produto sem contaminação; maior durabilidade do produto; baixa utilização de agrotóxicos; não é necessário rotação de culturas; pode ser desenvolvida em locais impróprios para a agricultura tradicional.

E desvantagens, como Alto custo de implantação; cuidados específicos no controle de doenças e pragas;
manutenção diária; mão de obra especializada.

O cultivo de plantas nesse sistema é feito da seguinte maneira:

As plantas são cultivadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, que é composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada, de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, como pedrinhas ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características, periodicamente é feito um monitoramento do pH e da concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.

Para montar esse sistema, você irá precisar de: um sistema de circulação de água por calhas por exemplo e terá que adicionar nesta água os minerais que a planta necessitará além de um ambiente com muita luz .