Como Fazer Grafiato

Como Fazer GrafiatoVocê é o tipo de pessoa que gosta de mudar o visual de sua casa de tempos em tempos? Nem sempre é possível fazer uma mudança total, comprar móveis e objetos de decoração novos, mas mudar as cores das paredes ajuda muito a dar um novo “look” na sala e quartos. E, uma vez que você resolveu pintar as paredes, por que não tentar uma nova textura para incrementar ainda mais o ambiente?

Existem várias técnicas de textura e, consequentemente, vários resultados. Aqui você verá como fazer grafiato, uma textura resistente que deixa as paredes impermeáveis, e é também fácil de aplicar. Você pode comprar o acabamento grafiato já pronto, no entanto, ele é um pouco caro, ou você pode fazer uma mistura de 20kg de cimento-cola, 1,5kg de areia de quartzo, 200ml de selador acrílico, e cerca de 3,5l de água. Esta mistura dará o mesmo efeito do grafiato comprado pronto e custa bem mais barato.

Como aplicar o grafiato nas paredes:

1. Prepare as paredes – As paredes onde o acabamento será aplicado devem estar em boas condições. Em caso de irregularidades, igualize a parede usando argamassa ou massa acrílica. Neste caso você deve esperar pelo menos 3 semanas antes de aplicar o acabamento.

2. Limpe as paredes – As pardes devem ser lixadas, e depois limpas para remover pó e gordura.

3. Use uma tinta base – Pinte as paredes com uma tinta acrílica fosca da mesma cor desejada para o acabamento.

4. Comece a aplicar o grafiato – Aplique a textura em uma área de não mais de 2m², isso porque a textura tem que ser trabalhada rápido em uma mesma área. Use uma desempenadeira de aço para aplicar o grafiato e nha o cuidado de deixar a camada o mais uniforme possível. Comece aplicando de baixo para cima.

5. Retire o excesso da textura – Usando a desempenadeira, retire o excesso do grafiato; a camada deve ficar no mesmo nível do grão mais alto de areia, cerca de 2mm
Faça a textura – Faça movimentos verticais sobre a parede, sucessivamente, com uma desempenadeira de plastico até obter a textura de grafiato. Se quiser acentuar a textura ainda mais, passe a desempenadeira de plástico no sentido horizontal, somente algumas vezes e de leve.

6. Deixe secar – O acabamento aplicado na parede deve secar por pelo menos 1 dia antes de você aplicar uma camada de tinta sobre a parede.

Algumas coisas que você deve lembrar: retire o excesso do produto da desempenadeira de aço quando estiver aplicando o acabamento, use uma espátula para fazer isso. O mesmo vale para a desempenadeira de plástico quando estiver nivelando a camada de grafiato.