Como Fazer Giz em Casa

Como Fazer Giz em CasaQuem nunca brincou de amarelinha, garrafão ou jogou jogo da velha riscando giz no chão? Com um pouco de gesso, tinta e criatividade você pode fazer giz em casa. É bem fácil e não custa muito para garantir que as crianças tenham a diversão garantida. Só tem que tomar cuidado para as crianças não riscarem as paredes de casa, porque pode manchar e não sair com facilidade.

Com mais um pouco de sofisticação, comprando tintas e formas trabalhadas, você ainda pode fazer enfeites e outros itens de gesso para vender ou usar em outro artesanato, assim garantindo uma fonte de renda. Enfim, a criatividade é que manda! A lista de ingredientes são:

Gesso em pó

Água

1 colher

Guaches ou corantes

Tigelas de plástico

Rolos de papel higiênico

Fita adesiva, crepe ou esparadrapo

Óleo de cozinha

Pincéis

1. Prepare os moldes.  Você pode fazer os moldes de plástico, papelão, ou qualquer outro material que queira usar, exceto os que são destruídos com na água. Uma dica é usar aqueles rolinhos de papelão que sobram do rolo de papel higiênico ou papel toalha. É só desmanchar eles e remontar da forma que quiser.

2. Tampe o fundo do molde com alguma fita adesiva, esparadrapo ou fita crepe, lembrando de não deixar nenhum buraco ou espaço sem fita para que não vaze.

3. Unte os moldes. Para que o gesso não grude no molde, você deve untá-los por dentro.

4. Prepare a massa.  Despeje o gesso em uma tijela e vai despejando a água, mexendo aos poucos até ficar homogêneo. Depois de misturado, despeje o corante da cor que preferir e continue mexendo até adquirir o tom desejado. Estando satisfeito, reserve.

5. Preencha os moldes. Cuidado para não transbordar e verifique se não há vazamentos.

6. Deixe secar.  O período de secagem é de cerda de um dia, ou quando estiver bem consistente.