Como Fazer Ganache

Como Fazer Ganache   Ganache é um creme de chocolate muito delicioso que pode servir de cobertura, recheio ou apenas de sobremesa, para todos aqueles que apreciam qualquer tipo de doce que venha do popular oriundo do cacau. Ele pode ser feito com chocolate preto (meio amargo) ou branco, mostrando variedade de acordo com o gosto de cada um. Leia as dicas neste artigo e veja como é simples fazer ganache.

1. Confira os ingredientes. O ganache leva chocolate amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e sal, mas em algumas receitas, os dois últimos ingredientes são usados como opcionais, dependendo de quanto amargo é o chocolate e do gosto pessoal. Sempre que for colocar o açúcar coloque o sal, pois ele irá ressaltar o gosto do chocolate com o açúcar.

Anote as medidas:

- 1 xícara de chocolate amargo bem picado

- 1 xícara de creme de leite

- 4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional)

- 1 pitada de sal (opcional)

2. Modo de fazer. Primeiro, pique o chocolate amargo em pequenos pedaços, para facilitar o derretimento. Esquente o creme de leite em fogo médio até que ele comece a ferver. Assim que começar a fervura, desligue e coloque o chocolate picado, mexendo sem parar para que ele derreta completamente.

3. Finalize o ganache. Quando o chocolate estiver todo derretido no creme de leite fervido, a gosto, acrescente e misture o açúcar e o sal. Uma dica é colocar de duas a três colheres de licor, para intensificar o sabor.

4. O que fazer com o ganache. Como citamos no início do artigo, é possível usar o ganache como cobertura, colocando o açúcar e deixando-o mais durinho, com uma espécie de casquinha; batendo na batedeira para deixá-lo com textura mais “fofa”, e sendo manuseado por bico de confeiteiro ou espátula; ou ainda colocando na geladeira, para servir como recheio de trufas.

Viram como é fácil fazer esta deliciosa sobremesa que é o ganache?  Com certeza é o tipo de doce que pode ser feito em qualquer lugar e em qualquer hora do dia, para incrementar várias receitas como bolos e cupcakes. Lembre-se que você pode trocar o chocolate preto, meio amargo, pelo chocolate branco. Use sua criatividade e coma sem moderação.