Como Fazer Galinha Caipira

As galinhas caipiras são uma espécie resultante do cruzamento aleatório de várias raças. Como vieram de vários lugares do mundo, apresentam diferentes cores de penas, portes e comportamentos distintos. São facilmente criadas soltas nos quintais, ciscando o tempo todo, na busca de insetos, minhocas, plantas e restos de alimentos. Além de adaptarem-se bem ao clima quente são bem mais resistentes a algumas doenças. Sua carne e seus ovos são muito mais saborosos que os produzidos em granjas industriais e vendidos nos supermercados. Por isso têm a preferência de muitos consumidores. Geralmente as galinhas caipiras são criadas com alimentação natural sem a utilização de agrotóxicos, antibióticos ou hormônios de crescimento, resultando em uma carne apreciada por muitas pessoas.

Quer aprender a preparar sua galinha caipira em casa? Veja nossas dicas e aproveite.

1. Você vai precisar de uma galinha inteira, corte-a em pedaços e tempere os pedaços com alho, sal, vinagre, suco de dois limões, cebolas picadas e pimenta do reino. Deixe marinar na geladeira por três horas para pegar bem todo o tempero.

2. Aqueça a panela com azeite ou óleo, coloque na panela os pedaços da sua galinha e deixe fritar um pouco. Vire do outro lado e deixe fritar.

3. Acrescente todo o tempero em que a galinha ficou marinando, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos ou até o caldo secar, mas não totalmente.

4. Em outra panela coloque uma colher de azeite e uma colher de colorau, mexa até que o colorau solte toda a sua cor. Coloque então a galinha nessa outra panela que já está com o colorau, mexa bem, jogue o molho que restou da primeira panela e mais ou menos meio copo de água.

5. Quando começar a ferver, coloque uma cebola em rodelas e um tomate picado. Acerte também o sal e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

6. Desligue o fogo. Acrescente salsinha e a cebolinha bem picadinhas.

A galinha caipira é comumente acompanhada por polenta, um Mingau feito com farinha de milho, um pouco endurecido, cozido na água e temperado com sal. A polenta pode ser cortada em fatias e frita para ficar crocante ou comida em forma de mingau. Pode ser acrescida de queijo parmesão ralado. Você pode preparar a polenta com um pouco de alho frito, azeite e um tablete de caldo de galinha.

Um excelente almoço de domingo, para comer, repetir e lamber os beiços.