Como Fazer Flores de Crochê

Como Fazer Flores de CrochêAs flores de crochê podem ser usadas como enfeites de cabelo, broches, detalhe para blusas e alguns modelos de cachecol. Para fazê-las é necessário uma noção básica de pontos de crochê, mas para deixar as coisas mais fáceis, a seguir estão as instruções para você fazer lindas flores.

Para fazer flores de crochê, você irá precisar de:

  • 1 agulha de crochê 4,5 mm;
  • Lã, da cor que preferir;
  • 1 alfinete;
  • 1 agulha de costura.

1. Comece o trabalho com 4 correntinhas e feche o anel, sabendo que o ponto corrente é a base do crochê.

2. Suba 5 correntinhas, feche com 1 Ponto Alto dentro do anel. Faça 2 correntinhas, 1 Ponto Alto até formar 5 elos. Feche o anel com duas correntinhas.

3. Feche na 3ª correntinha das 5 feitas no início da carreira.

4. Começando a 1ª carreira de pétalas: dentro do 1º elo fazer 1 Ponto Baixo, 1 Ponto ½ Alto, 3 Pontos Altos, 1 Ponto ½ Alto e 1 Ponto Baixo. Fazer dessa maneira dentro dos elos restantes.

5. Dê uma olhada para ver o resultado e verificar se não há nenhum buraco para ser concertado.

6. Se tudo estiver certinho, continue. Faça 4 correntinhas e prenda na junção entre uma pétala e outra. Faça dessa maneira até o final.

7. Começando a 2ª carreira de pétalas: faça 1 Ponto Baixo, 1 Ponto ½ Alto, 5 Pontos Altos, 1 Ponto ½ Alto e 1 Ponto Baixo. Faça dessa maneira até o final da carreira.

8.  Começando a 3ª carreira de pétalas: Faça 1 Ponto Baixo, 1 Ponto ½ Alto, 7 Pontos Altos, 1 Ponto ½ Alto, 1 Ponto Baixo e fazer todas as pétalas dessa maneira até o final. Arremate com 1 Ponto Baixo.

9. Verifique novamente se não há necessidade de retoques.

10. Faça miolo da flor: faça 4 correntinhas e feche o elo.

11. Suba 1 correntinha e faça os aumentos da seguinte maneira: 2 Pontos Baixos em cada correntinha do elo. Faça uma carreira de Pontos Baixos e está pronto o miolinho.

12. Coloque o miolinho no centro da flor e ela está pronta.

13. Coloque o alfinete para usar como broche ou aplicá-la como enfeite em outras peças, como camisas e tiaras de cabelo. Você também pode prender em um tic tac ou usar no cachecol, roupas e onde mais sua imaginação te levar.

Sua flor está pronta! Você pode fazer quantas quiser e de várias cores!