Como Fazer Feijão Tropeiro

Como Fazer Feijão TropeiroO feijão tropeiro é uma comida típica brasileira, dos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, com mais incidência em Minas Gerais, que recebe esse nome por ter sido o prato básico da alimentação dos tropeiros, homens que guiavam os animais, com burros ou cavalos, para transportar grande parte das mercadorias comercializadas no período colonial.

Aprenda a fazer feijão tropeiro e ganhe muitos elogios com esta delícia da nossa cozinha tradicional

1. Separe os ingredientes. Para fazer feijão tropeiro, você vai precisar de:

- 500 gramas de feijão carioquinha cozido e escorrido

- 200 gramas de toucinho (bacon) cortado em cubinhos

- 2 gomos de linguiça calabresa cortados em cubinhos ou rodelas.

- 1 cebola média picada

- 4 dentes de alho picados ou amassados

- 4 ovos cozidos

- couve-manteiga

- 200 gramas de farinha de mandioca

- sal a gosto

- cheiro verde a gosto

2. Frite o bacon e a linguiça calabresa. Em uma panela, deixe parte do bacon e das linguiças calabresas fritando com a sua própria gordura até que fiquem crocantes. Retire da panela e reserve.

3. Refogue. Na mesma panela do bacon e da calabresa, ainda com a gordura, junte a cebola, o alho e refogue, depois, jogue o feijão e o cheiro verde, refogando mais e sempre mexendo pra não queimar, mas sempre com cuidado para não empapar. Coloque três dos quatro ovos cozidos, picados em cubinhos.

4. Refogue a couve. Em outra panela, frite o resto do bacon em sua própria gordura e depois refogue a couve manteiga. Você pode juntar a couve manteiga ao feijão tropeiro ou optar por servi-lo separadamente.

5. Finalize. Vá acrescento a farinhas aos poucos ao feijão, sem parar de mexer. Depois coloque o bacon e a linguiça calabresa.

6. Enfeite. Coloque tudo em uma travessa e enfeite com ovo cozido, alguns pedaços de linguiça calabresa e cheiro verde.

Sirva com arroz branco e um pouco de costelinha ou bisteca de porco.