Como Fazer Feijão Fácil

Como Fazer Feijão FácilO feijão é um dos pratos mais consumidos na culinária do nosso país. No dia a dia a combinação de arroz com feijão faz a mesa de muita gente. Geralmente, tal combinação acompanha carnes, verduras e batata. E além de ser delicioso, ele também proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. O feijão também é a base de um dos principais pratos da culinária típica brasileira, a feijoada. Este artigo ensina a fazer um feijão simples e delicioso.

Ingredientes:

  • 1 quilo de feijão preto
  • 1 cebola bem grande
  • 4 dentes de alho grandes
  • 1 tablete de tempero pronto sabor bacon
  • 3 folhas pequenas de louro seco
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite

Modo de preparo:

1. Fazendo o feijão- Cate e separe o feijão. Em seguida deixe de molho em água de temperatura ambiente por meia hora. Depois desse tempo escorra e lave mais uma vez até sair toda a água escura.

2.  Coloque o feijão na panela de pressão, com água, no mínimo, 3 dedos acima do nível do feijão. Acrescente as folhas de louro.

3. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos após começar a pressão, depois desse tempo desligue o fogo e deixe a pressão sair por completo. Você ode acelerar esse processo colocando a panela embaixo de uma torneira com água corrente até finalizar a pressão.  Depois disso abra a tampa e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos mexendo de vez em quando para não grudar no fundo, isso irá engrossar seu caldo. Todo cozimento do feijão na panela de pressão deve ser em fogo alto.

4. Fazendo o tempero- Corte a cebola em cubos pequenos e leve ao fogo em uma panela média com um pouco de azeite, deixe a cebola no fogo até que estejam começando a dourar, neste momento acrescente o alho bem amassadinho. Deixe que a misture termine de dourar. (É importante que se coloque a cebola primeiro, pois o alho frita bem mais rápido, portanto, se você coloca os dois juntos, o alho irá dourar e a cebola ficará crua.)

5. Depois de dourados, o alho e a cebola, jogue esse tempero na panela com o feijão já cozido. Misture e então acrescente a pimenta do reino e o caldo de bacon. Deixe ferver por uns 5 minutos e então sirva.