Como Fazer Extrato de Tomate

Como Fazer Extrato de TomateSe você gosta de acrescentar molho de tomate pronto aos seus pratos favoritos e eles ficam uma delícia, então espere até experimentá-los com um molho de tomate caseiro. Não há nada como aquela explosão de sabor do molho de tomate que você tenha feito a partir do zero. Para isso, você poderá deixar pronto um extrato de tomate. É mais simples do que parece. Siga as instruções abaixo de como fazer extrato de tomate e surpreenda seus amigos e familiares.

 1. Retire a pele. Não precisam ser tomates muito maduros. Marque um anel em torno de cada tomate, e a partir deste corte puxe cuidadosamente a pele. Se tiver dificuldade em retirar desta maneira, mergulhe os tomates em uma panela grande com água fervente e deixe por 15 a 30 segundos. Em seguida, coloque-os em uma bacia com água fria ou deixe esfriar por conta própria. Descasque a pele dos tomates, que deverá sair mais facilmente.

 2. Retire as sementes. Corte os tomates ao meio retirando todas as sementes e seu miolo. Coloque-os novamente na panela, agora sem água. Adicione sal e cozinhe em fogo médio- baixo por cerca de uma hora, sempre mexendo para evitar que queimem.

 3. Peneire os tomates. Despeje os tomates em uma peneira de metal ou um escorredor dentro de uma tigela grande. Esprema os tomates para que saia todo o seu suco. Utilize uma colher para desprendê-los da peneira.

 4. Adicione outros ingredientes. Retorne os tomates para a panela e adicione manjericão, orégano e sálvia. Cozinhe em fogo médio até que tenha uma consistência espessa que adere a uma colher. Adicione o óleo de canola ou azeite de oliva extra-virgem e mexa bem.

 5. Prepare seu molho ou reserve. Você poderá cozinhar o seu molho imediatamente ou guarda-lo na geladeira por até três dias. Para prolongar sua duração, poderá congelá-lo em um recipiente fechado e seguro.