Como Fazer Detergente Líquido Caseiro

Como Fazer Detergente Líquido CaseiroO detergente é um dos produtos de limpeza mais consumidos no nosso dia a dia. Mas, o que muita gente não sabe é que você pode fazer seu próprio detergente em casa, sem muita complicação e dinheiro. O detergente são apenas substâncias como sabões e similares, que emulsificam as gorduras e matérias orgânicas devido à propriedade de suas moléculas possuírem uma parte hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma parte lipófila (que repele as moléculas de água). Por esse motivo os detergentes líquidos são tremendamente eficazes na limpeza de sujeiras pesadas e também são ótimos desengordurantes.

Para fazer seu próprio detergente liquido caseiro você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Um sabão em barra de sua preferência, perfumado ou sem perfume.
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 3 litros de água

1. Rale a barra de sabão. Use um ralador de queijo ou um processador de alimentos para ralar o sabão até que ele fique em pequenos pedaços, não deixe que grandes pedaços permaneçam.

2. Dissolva o sabão com 1 litro de água. Coloque os flocos de sabão e 1 litro de água e o bicarbonato de sódio em uma panela em fogo médio. Mexa a mistura o tempo inteiro até que o sabão se dissolva completamente na água. Deixe essa mistura descansar.

3. Em outra panela aqueça o outro litro de água e quando estiver morna despeje na primeira panela, que já tem a mistura.

4. Mexa bem essa nova mistura de água e sabão. Coloque em um recipiente grande ou um balde e deixe descansar durante 24h. Os ingredientes precisam se fundir por completo.

5. No dia seguinte, acrescente mais 1 litro de água e misture bem. Coe e distribua em potes para o uso. Podem ser recipientes de detergente vazios ou potes de sua preferência.

Este detergente não faz muita espuma, mas lava muito bem. Você pode optar por colocar alguma essência de seu gosto, para o sabão ficar com um cheiro agradável. Mas esse passo é opcional.