Como Fazer Decoupage

Como Fazer DecoupageA decoupage é a arte de cobrir um objeto com recortes de papel, a técnica deixa qualquer peça com um toque super moderno, compõe bem qualquer ambiente e pode ser feito em qualquer objeto, é mais comum o uso em peças de madeira como mesas, caixas, baús e porta-retratos. Mas você também pode utilizar em outros materiais. Veja como é fácil transformar a peça que você quiser com a técnica da decoupage.

1. Prepare a peça. Lixe e pinte com tinta branca a peça que você for fazer a decoupage e espere secar.

2. Recorte as figuras. Você pode utilizar recortes de guardanapos estampados, revistas, jornais, imagens impressas, fotografias, papel de embrulhos para presente, ou qualquer um que deseje.

3. Cole a figura. Com cola branca diluída com um pouco de água e um pincel macio, fixe o recorte na peça, se for utilizar guardanapo decorado retire as duas camadas de papel antes de colar, a figura ficará bem fininha. Passe o pincel delicadamente para não rasgar a estampa.

4. Aplique por toda a superfície. Vá colando delicadamente para que as estampas não fiquem enrugadas, cubra toda a superfície compondo como desejar.

5. Espere secar. Deixe a peça secar bem.

6. Finalize o trabalho. Quando a peça estiver bem seca você deve passar uma camada de verniz, assim a peça ficará protegida e se manterá bonita por bastante tempo.

Agora que você já aprendeu a fazer decoupage é só ir tocando os materiais e criando peças novas para decorar sua casa, presentear amigos ou até mesmo vender seus trabalhos.

Material necessário:

  • Pincéis macios de tamanhos variados.
  • Tinta acrílica fosca.
  • Cola para decoupage ou cola branca diluída em água.
  • Guardanapo, revista, jornal ou as figuras que deseja.
  • Tesoura.
  • Verniz.