Como Fazer Decoupage em Madeira

Como Fazer Decoupage em MadeiraDecoupage é arte de recortar e colar, de revestir com gravuras as superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido. É uma técnica antiga, porém continua atual, versátil, e divertida. A seguir estão instruções para fazer uma decoupage em madeira.

Para decoupage em madeira, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Pinceis Tamanhos Médios e Grandes;
  • Caixa de Madeira Clara ou Tabuleiro ou qualquer outra superfície onde deseja fazer a decoupage;
  • Tintas acrílicas fosca;
  • Cola para decoupage em madeira;
  • Guardanapo;
  • Tesoura pequenina;
  • Lixa fina para madeira.

Todos os materiais você pode encontrar facilmente em lojas de artesanato.

Como Fazer

1. Prepara a madeira. Lixe bem a peça e depois pinte com tinta acrílica. Utilize pincel de cerdas macias, ou um rolinho pequeno de espuma. Use o pincel pequeno para os cantinhos, assim o trabalho sairá perfeito.

Observação: Sempre que se for colar guardanapo ou alguma imagem  na tampa da caixa, deixar então o local onde o guardanapo será colado sem pintar, lixe somente a tampa, preparando-a assim para a aplicação posterior do guardanapo. Se a caixa de for pintada em cor clara como o marfim, você poderá pintar também o local onde sera colado o guardanapo. Nunca se esqueça que se você for colar o guardanapo em cima de uma superfície que tenha sido pintada com tinta escura, a cor do guardanapo quando colado na peça sofrerá alterações, irá escurecer e prejudicar totalmente seu trabalho.

2. Após a caixa estar com a tinta seca, inicie a decoupage na tampa. Relativamente ao guardanapo, ele vem com duas folhas brancas no fundo, as quais deverão ser retiradas, se não tirar estraga o trabalho.

3. Para colar o guardanapo ou o papel de decoupage na caixa de madeira, você deverá utilizar cola apropriada para a finalidade.

4. Para a colagem, deve se ter muito cuidado. Deve-se passar a cola no local onde será colado o guardanapo, e logoem seguida, ir colocando delicadamente o guardanapo ou a imagem a ser utilizada. Tenha cuidado para o guardanapo não enrugar, vá colando aos poucos e pressionando o guardanapo contra a caixa, levemente com as pontas dos dedos, para que o guardanapo não rasgue.

5. Normalmente a tinta acrílica utilizada para estes trabalhos é fosca, portanto existem alguns vernizes de acabamento, inclusive em spray, que finalizam o trabalho lindamente. Por isso, é recomendado o uso do verniz em spray.

Você poderá utilizar outros produtos para tonalizar a caixa de madeira sem ser a tinta acrílica fosca. Em lojas especializadas de produtos para artesanato você encontrará ceras especiais para dar acabamento em madeira. Para que fique um trabalho sóbrio e discreto, em vez de utilizar a tinta acrílica fosca para pintar a caixa, você poderá utilizar outros produtos para colorir a madeira, como por exemplo a anilina liquida, o betume da Judéia, etc.