Como Fazer Curativos em UPP

Como Fazer Curativos em UPPAs UPP (úlceras por pressão) ocorrem quando um paciente não é trocado de posição. O problema ocorre principalmente em pacientes acamados que permanecem muito tempo numa mesma posição.

O peso do corpo e os ossos acabam causando feridas na pele devido a pressão que exercem sobre ela, esta ferida pode ficar em estado grave caso não seja tratada.

Na realidade o problema pode ser evitado com cuidados simples de enfermagem. De tempos em tempos é necessário mudar o paciente de posição, por exemplo, ao invés de deixá-lo sempre com a barriga para cima, vire-o um pouco para o lado e depois vá alternando os lados.

Este simples procedimento evita as UPP e além de causar mais conforto ao paciente. Infelizmente, em alguns hospitais e clínicas, os cuidados com o paciente são feitos de maneira falha ou relapsa, caso você identifique uma UPP é possível processar o hospital por negligência.

Caso você esteja cuidando de um parente em casa e verifique a ocorrencia de feridas que se abrem sem nenhum motivo aparente, identifique se é ou não uma UPP:

As feridas aparecem nos locais em que a pessoa apoia o corpo: nas orelhas, nos tornozelos, calcanhares, ombros, nadegas e braços.

As caracteríticas principais são: vermelhidão, dor no local, febre no local, inchaço e pode haver ou não a presença de pus (são os mesmos sintomas de uma infecção).

Em alguns casos até mesmo os ossos podem ficar aparentes.

Não é bom deixar a ferida exposta, isso pode causar infecções e facilitar a entrada de bactérias e outros microorganismos,  para fazer um curativo você deve ter em mãos:

Luvas de procedimento (aquelas luvas de borracha usadas em cirurgias);

Gaze e Micropore;

Soro fisiológico;

Polvidine (iodo).

Coloque as luvas de maneira cuidadosa para não infectá-la, a maneira certa é não encostar nenhuma das mãos na parte externa das luvas.

Lave a ferida com soro fisiológico em jato. Coloque o polvidine numa gaze e passe a gaze no local da ferida com movimentos leves.

Cubra a ferida com uma outra gaze limpa e fixe com o micropore.

O curativo deve ser trocado uma vez ao dia, de preferência após o banho e quando possível, deixe a ferida um pouco aberta para secar e fique sempre alerta, nunca permita que uma mosca pouse na ferida.

Apesar dos cuidados, faça sempre um acompanhamento médico e nunca deixe a ferida sem cuidados.

Este artigo foi escrito com a colaboração da auxiliar de enfermagem Norma L. L. Soares.