Como Fazer Cubinhos de Açúcar

Como Fazer Cubinhos de Açúcar Os cubinhos de açúcar são extremamente simples de fazer em casa, tudo o que você precisa é de açúcar e água. Além dos cubinhos comuns, você pode incluir cor e sabor para dar um toque especial ao seu chá ou a seu café. Uma combinação de açúcar refinado e mascavo é ainda mais bonita em uma mesa. Os cubinhos de açúcar aromatizados são ótimos doces, usando baunilha ou canela em vez do açúcar puro. O açúcar mascavo também tem uma cor muito bonita. Os cubinhos feitos em casa podem ficar mais grosso, diferente dos comprados no supermercado. Aprenda aqui como fazer cubinhos de açúcar usando uma assadeira no forno.

Materiais Necessários

  • Açúcar
  • Água
  • Assadeira
  • Papel vegetal
  • Recipiente e colher e garfo para misturar

1. Despeje uma xícara de açúcar em um recipiente. Você pode usar qualquer tipo de açúcar, exceto o açúcar de confeiteiro. Escolha o que preferir: mascavo, cristal ou outro tipo.

2. Adicione três colheres de sopa de água no recipiente com açúcar. Despeje a água sobre o açúcar e aguarde alguns segundos.

3. Misture a água e o açúcar com um garfo. Tente remover os pedaços de açúcar para que fique uma mistura homogênea. Se os pedaços não forem quebrados, continue misturando até que desapareçam. A mistura estará pronta quando mantiver o formato depois de pressionada levemente.

4. Forre o fundo de uma assadeira com papel vegetal. Você também pode usar uma forma de pão ou qualquer tipo de forma de vidro ou metal que possa ir ao forno.

5. Coloque o açúcar no papel vegetal. Aperte a mistura à assadeira com uma espátula ou outra ferramenta que seja firme e plana. A altura deve ser parecida com a dos cubinhos de açúcar que compramos no supermercado, cerca de 1,2 cm. Se quiser pedacinhos de açúcar em outros formatos, coloque o açúcar em forminhas de doces ou biscoitos. Se tiver forminhas de doce que não puderem ir ao forno, ainda assim poderá usá-las. Coloque o açúcar nas forminhas e use uma espátula para pressionar a parte superior. Em vez de colocar no forno, cubra-as com papel vegetal e deixe-as sobre um balcão por uma noite. Eles ficarão duros pela manhã.

6. Corte o açúcar. Com uma faca, corte o açúcar em cubinhos do tamanho que quiser. Tente cortar quadrados perfeitos. Não se esqueça desse passo, senão você acabará com um bloco de açúcar e não cubinhos.

7. Coloque a assadeira no forno pré-aquecido a 120°C. Asse por uma hora.

8. Remova a assadeira do forno. Deixe o açúcar esfriar por cerca de dez minutos.

9. Quebre os cubinhos. Remova-os da assadeira e quebre-os com suas mãos ou com algo liso, como uma faca. Se cortados adequadamente, eles quebrarão facilmente.

10. Guarde os cubinhos. Coloque os cubinhos em um recipiente fechado para usar no futuro. Ou então, coloque-os em seu café ou em seu chá logo em seguida e aproveite. Armazene os cubinhos longe da umidade.