Como Fazer Croqui

Como Fazer CroquiCroquis é uma palavra francesa que tem por significado esboço ou rascunho e que se caracteriza por ser um desenho da moda ou até mesmo qualquer outro esboço. Ele não exige grande precisão, já que é apenas um registro rápido de uma ideia, é um desenho rápido e descompromissado que servirá como base para a finalização e conclusão de algum projeto. É um desenho cheio de linhas puras, sem muitas texturas, apenas algumas rápidas e altamente necessárias.

Aprenda como fazer croqui.

1. Saiba desenhar. Não é preciso ser um Leonardo da Vinci, mas ter as noções básicas de desenho ou desenho técnico é muito importante para conseguir fazer um croqui, porque por mais que ele seja simples, necessita de sentido, um sentido que todos possam compreender e não vários riscos aleatórios e sem sentido.

2. Tenha uma ideia. Você precisa saber aonde quer chegar com esse desenho, pode ser que a sua ideia se desenvolva mais conforme o croqui ou o próprio projeto estiver sendo feito, mas a ideia base você já precisa possuir.

3. Pegue os materiais. Você vai precisar de, no mínimo, lápis e papel, mas pode fazer uso de outros materiais que não sejam tão refinados, como giz de cera, canetas hidrográficas, barras de grafite, pastéis e bicos de pena ou nanquim. O papel também pode ser qualquer um, desde que seja uma boa base para o seu esboço.

4. Esboce. Comece pela base do desenho, dividindo uma folha em oito cabeças (sim, oito cabeças), depois faça traços delimitando cada parte para servir de guia para o seu desenho. A cabeça deve equivaler a uma cabeça, o tronco a um terço de uma e as pernas equivalendo a três. Agora desenhe em cima disso, vá adicionando os detalhes que forem necessários.

Não tenha medo de tentar, afinal, não é hoje que você vai virar um ótimo desenhista de croquis, mas é sempre a prática que leva à perfeição.

Toda essa definição de croqui se aplica mais ao mundo da Moda, aos desenhos de base para os estilistas, embora também faça parte do mundo da Arquitetura, sendo uma parte importante do processo de criação de projetos e onde há mais trabalho, porque precisa passar rapidamente a mensagem, de forma eficiente e objetiva.