Como Fazer Costela no Bafo

Como Fazer Costela no BafoNo Brasil, o domingo se tornou dia nacional do churrasco.  A família se reuni com os amigos, sempre tem um futebol rolando na TV e para acompanhar a cervejinha gelada, um bom churrasco. Para você que é fã de churrasco, nada melhor que variar um pouco e acrescentar novidades a grelha da sua churrasqueira, como a costela bovina. É uma carne deliciosa, que preparada corretamente fica divina. Então, aqui nós vamos ensinar como fazer costela no bafo.

Ela é chamada de costela no bafo, porque é assada completamente embalada, assim ela cozinha em seu próprio caldo e tempero. O único problema é o tempo de preparo e o gasto com carvão. A carne demora em média 3 horas para ficar pronta, não contando com o tempo que está marinando na geladeira, porém para quem está entre amigos, conversando e bebendo alguma coisa, isso não é problema. Mas, vamos à receita.

1.Separe os ingredientes:

300 ml de água

6 dentes de alho

1 cebola cortada em cubos

1 colher (chá) de manjerona desidratado

1 colher (chá) manjericão desidratado

1 colher (chá) de alecrim desidratado

1 colher (chá) de sálvia desidratado

1,800 kg de costela de boi (igual a 1 ripa de costela)

150 g de sal grosso

Todos esses ingredientes são para deixá-la mais saborosa, porém a costela também fica muito boa só com sal grosso.

2. Prepare o tempero. No liquidificador, coloque primeiro a água, manjerona, sálvia, cebola, alho, manjericão, alecrim e depois as ervas e bata bem.

3. Tempere a carne. Coloque a costela em uma tigela, despeje a marinada em cima e o sal grosso. Feche a tigela e deixe na geladeira por 12 h,  ou seja, prepare tudo na noite anterior.

4. Embrulhe a costela. Depois das 12 h, retire a costela da tigela e a coloque em um papel celofane ou laminado, mas recomenda-se o celofane próprio para cozinhar. Embrulhe a costela, deixando-a completamente selada para que nem a gordura e nem o caldo saiam, formando um pacote. Amarre bem as pontas e coloque na churrasqueira a brasa.

5. Deixe assar. Depois de uma hora assando, você deve virar a costela e deixar mais 2 horas assando do outro lado. Depois desse tempo, você deve tirar o celofane e colocar novamente no fogo se quiser ela mais dourada, se não quiser não precisa. Sirva acompanhada de arroz branco.