Como Fazer Costela na Panela de Pressão

Como Fazer Costela na Panela de PressãoTodo mundo gosta de uma costela. Fica melhor ainda quando a mesma fica cheia de sabor e é MUITO fácil de fazer. É, basicamente, só jogar todos os ingredientes na panela de pressão e esperar para encher a boca de sabor e vontade de repetir o prato eternamente. Quer aprender?

1. Em uma panela de pressão forre o fundo com 1 ½ cebola cordadas em rodelas, coloque 1kg de costela bovina em pedaços (sem osso) e com a gordura (ou osso, se não for desossada) virada para baixo.  Esfarele com as mãos 2 cubos de caldo de costela (de carne ou de feijão) e uma esguichada de azeite. Jogue uma pitada de sal e pimenta do reino.

2. Feche a panela de pressão e ligue o fogo. Quando começar a chiar deixe por 20 minutos.  Preste sempre atenção ao cheiro. Caso fique com cheiro muito forte de queimado, abra a panela e verifique o que aconteceu. Na dúvida abaixe o fogo e coloque em uma boca de fogão menor.

3. Você também pode colocar, por cima das cebolas, linguiça, tomates (sem casca e sem sementes) e azeitonas. Se gostar, coloque linguiças apimentas ou defumadas, que darão um gosto ainda mais especial à carne. A carne se soltará do osso assim que a panela for aberta.

4. Preste muita atenção na proporção do tempo de pressão e tamanho da carne. Normalmente 2kg de costela bovina (com osso) pode ficar por 30 minutos na panela de pressão, se você aumentar a quantidade de carne aumente o tempo de pressão. Você também pode forrar a panela com pedaços de bacon.

Observação: O caldo que sobrar em baixo da carne pode ser utilizado para caramelizar cebolas ou temperar outras carnes. Não o coma puro já que a quantidade de óleos presentes será muito grande.