Como Fazer Cortinas Passo a Passo

Como Fazer Cortinas Passo a PassoAs cortinas não servem apenas para filtrar a luz do sol ou o vento que entra pela janela, elas são peças essenciais para decorar seu quarto ou sala.

Além de deixar o ambiente mais agradável e escurinho, quando combinadas com o estilo da casa e dos móveis dão um toque de elegância e estilo ao cômodo.

Ao invés de comprar cortinas, você mesmo pode fazê-las neste tutorial passo a passo, comece separando o que você vai precisar.

Materiais

Máquina de costura

Metro

Rodízios

Tecido Fino

Fita Métrica

Linha

Agulha

Alfinetes

Trilho suíço

Tesoura

Comece tirando a medida da janela que você quer cobrir, para isso use o metro. Deixe sempre 20 cm de tecido a mais em cima, 20 cm a mais em baixo e 15 cm a mais dos lados.

Corte o tecido na medida certa (o tamanho medido mais as sobras estipuladas acima). Corte com cuidado, numa superfície lisa.

Na máquina de costura, costure as laterais do tecido fazendo uma bainha de 3 cm em todo o perímetro do mesmo exceto na parte superior onde ela será pendurada.

Na parte superior faça uma dobra de 2 cm e depois dobre novamente com 2,5 cm. Costure o tecido bem rente para formar uma bainha.

se você desejar franzir o tecido, basta passar por dentro da bainha uma tira de tecido bem fininha com ajuda de um arame e ir franzindo enquanto o arame passa por dentro da bainha e distribua o franzido de forma homogênea costurando por fora para fixá-lo.

Costure a mão os rodízios na borda do tecido franzido fixando bem cada um deles.

Finalize a cortina passando o tecido à ferro e costurando as sobras laterais para dar acabamento.

Prenda o trilho na parede e pendure a cortina. Para incrementá-la você pode pendurar bandos.