Como Fazer Cortina Romana

Como Fazer Cortina RomanaEstas cortinas são aquelas em que os  modelos de painel sobem puxados por um cordão lateral, quando sobem e criam dobras no tecido, que deixam o ambiente mais leve e com um design romântico ou moderno dependendo de suas estampas. Diferentes das cortinas de forma em esteira, são muito mais elegantes e criam um belo efeito com um pouco de volume dando mais requinte para a sua janela. Para decorar a casa  economizando para os detalhes a mais que você deseja para enfeitar a sua casa, está aí a ideia que faltava para que sua casa mude de cara afinal uma bela cortina muda todo o ambiente de dentro para fora.

 

1. Materiais

Um tecido da sua preferência, régua, lápis, velcro, seis hastes de plástico retos para dar um bom efeito, um suporte de madeira, uma caixa de alfinetes, uma agulha de costura, linha de costura, cordão de pano ou plástico, uma tesoura , uma serra pequena, dose argolas de plástico, parafusos com argola e parafusos longos.

2. Preparo

A cada parte da sua cortina romana deve ter no mínimo dez centímetros a mais do tecido na largura, para melhor acabamento. Sempre calcule sua altura medindo a  janela e sempre aumente cinco centímetros do tecido em cada haste de dobra que quiser colocar, e mais três centímetros para cada acabamento. Comece costurando a barra das laterais do tecido. Depois dobre sua borda três centímetros e refaça sobre a dobra anterior. Em seguida prenda com alfinetes e costure de ponta a ponta dos dois lados. Marque com uma régua e um lápis no avesso onde serão costuradas todas as dobras para inserir as hastes que oferecem o efeito para sua cortina. Marque dois espaços com três centímetros em cada um. Depois de todas marcadas dobre o tecido onde as linhas foram marcadas, prenda com alfinetes para costurar alinhando-as  corretamente em suas marcas. Costure de lado a lado e refaça em todas as marcações de suas hastes. A cortina ficará presa no suporte de madeira usando velcro. Sendo que um lado do velcro será costurado junto com a dobra no acabamento da sua cortina. Dobre o tecido em um centímetro e sempre prendendo com alfinetes junto com o  seu velcro.Depois costure o velcro nas duas bordas. Em sua parte inferior da cortina, dobre uma barra de um centímetro para melhor acabamento e outra sobre sua cortina de mais um centímetro. Em seguida costure.

3. Montagem

Serre todas as hastes de plástico na largura da cortina com um centímetro a menos de cada um dos lados. Em seguida costure as argolas de plástico nessas dobras das hastes por onde passarão os cordões. Passe os cordões de baixo para cima encaixando a argola de baixo, continue passando em cada uma das hastes. Prenda o suporte com parafusos em sua janela. Fixe na parte inferior do suporte os parafusos com argola, um para cada cordão. Para a mesma medida de cortina por parafusos, depois, passe cada cordão pelo parafuso de argola. Prenda a sua cortina no suporte e na parte inferior faça um nó na primeira argola, pronto agora é só puxar e ver o resultado.