Como Fazer Cortina de Patchwork

Como Fazer Cortina de PatchworkO patchwork é uma técnica simples, porém muito criativa, ideal para criar peças como cortinas, colchas, jogo americano entre outras.

O efeito “colcha de retalhos” é obtido por meio da junção de diferentes pedaços de tecido, o que torna a produção barata afinal você pode aproveitar os restos de pano que sobram após a confecção de roupas.

Neste artigo vamos mostrar como fazer uma cortina usando está técnica, essa cortina fica linda se usada no quarto ou na cozinha.

Materiais necessários

Quadrados de tecidos variados (varie nas cores e estampas) 15 cmx15 cm

Máquina de costura

Linha de cor neutra (pode ser branco ou preto)

Tecido inteiro para fazer o forro da cortina

Manta acrílica

Tesoura

Varão para pendurar a cortina

Como fazer

1. Meça o tamanho da sua janela para ter noção do tamanho da cortina, neste artigo vamos fazer uma cortina com 150 centímetros de largura por 150 centímetros de altura. Para isso precisaremos de 10 colunas com 10 quadradinhos de tecido costurados um no outro.

2. Comece fazendo as colunas, costure um quadrado no outro fazendo pontos bem próximos na máquina de costura, depois de fazer 10 colunas com 10 quadrados cada, costure uma na outra. O resultado será um grande quadrado com 100 quadradinhos costurados uns nos outros.

3. Corte a manta acrílica com as mesmas proporções do quadrado de retalhos (150 cmx150 cm) e costure-a na parte de trás (avesso) do quadrado de retalhos.

4. Corte o tecido inteiro deixando cerca de 2 centímetros a mais em cada lado para fazer uma barrinha e dar acabamento, porém na parte de cima deixe uma sobra de 6 centímetros, seguindo este exemplo o tecido deverá ser cortado com 154 centímetros de largura por 158 centímetros de altura.

5. Posicione o tecido atrás do quadrado de retalhos e da manta acrílica deixando 2 centímetros a mais de cada lado e 6 centímetros a mais em cima. Dobre o tecido a mais sobre o quadrado de retalhos e passe na máquina, costure todos os lados, exceto o de cima.

6. Na parte de cima, dobre o tecido a mais e costure apenas a pontinha sobre o quadrado de retalhos, a ideia é deixar um vão por onde será passado o varão.

Pendure sua cortina e pronto.