Como Fazer Conservas

Como Fazer ConservasAlgo muito importante para a nossa cozinha e bolso é claro, é saber como aproveitar frutas e legumes da época, por exemplo, saber como guardá-los mesmo depois de um tempo e fora de sua época. Pode até parecer um modo antigo para guardar alimentos, mas é o que mais funciona e é o que é mais indicado de todos, o que mais trará benefícios para você, esse método é o de fazer conversas, esse é o mais essencial de todos, parece que não dá certo, mas é o mais indicado e o que traz maiores resultados, assim os estocando durante muito tempo, você terá que ter muita paciência, mas no final tudo vai valer a pena, um tipo de alimento que você teria jogado fora estará depois de muito tempo perfeito para você consumir. Então siga nossas dicas e aprenda a fazer conservas.

1. Higiene. Seja muito higiênico na hora de manipular os alimentos, limpe muito bem as suas mãos, de preferência utilize luvas descartáveis. Esterilize tudo o que você utilizar na conserva, os vidros, as tampas e os utensílios, porque algo que ficará por muito tempo guardado não pode estar sujo, assim o alimento não se conservará e é claro, lave muito bem os alimentos, muito bem mesmo, detalhadamente lave cada um deles, descascado-os com muito cuidado.

2. A escolha dos alimentos. As frutas, legumes ou verduras que você utilizar têm que estar frescas e muito bem cuidadas. Também não podem estar muito verdes e nem muito maduras, quando são muito verdes elas ficam sem sabor e quando estão muito maduras elas se quebrarão muito facilmente.

3. Escalde a água. Para que não tenha germes nos alimentos escalde a água fervendo-a por 5 minutos e lave todos eles, não é porque não vemos os germes que eles não estão lá, por isso faça esse processo e se assegure que está tudo limpo.

4. A calda quente. Coloque os vidros em um forno, quando retirá-los coloque calda quente no recipiente, mas faça rapidamente para que eles não esfriem, coloque as frutas ou hortaliças no recipiente e jogue calda quente em cima deles.

5. Ferva os vidros. Coloque os vidros com os alimentos dentro para ferver em uma panela com água durante 20 minutos, depois os retire de lá.

6. Onde guardar a conserva. Guarde a conserva em um local limpo, seco e fresco, mas se a conserva for aberta guarde-a na geladeira, para os alimentos durarem muito mais que o normal.