Como Fazer Compostagem em Casa

Como Fazer Compostagem em CasaSeparar o lixo que é encaminhado para a coleta seletiva é um ótimo início, mas não é a única coisa que podemos fazer para diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários. A maior parte do lixo orgânico produzido em uma residência por ser reaproveitada de maneira simples e bastante útil. As cascas e talos de alimentos, folhas, flores, pó de café, saquinhos de chá e até a casca de ovo, podem ser destinados à compostagem. Apesar de o nome passar a ideia de que seja um trabalho difícil, fazer o reaproveitamento desses alimentos é bem simples e não necessita de muito espaço. A dica é viável até mesmo para quem mora em apartamento. Por isso esse artigos traz as instruções para você fazer esse processo, confira:

1. A primeira coisa a ser feita é a separação do lixo orgânico, após ser separado, o ideal é que todo o material orgânico seja picado, para acelerar o processo de decomposição.

2. Separe um caixa plástica de 30 a 40 cm. Faça furinhos no fundo da caixa, assim haverá troca de oxigênio e o líquido não ficará acumulado no recipiente.

3. O preparo da caixa deve ser feito em camadas alternadas, primeiro a de terra e depois o material orgânico. O húmus também é uma ótima alternativa como fonte de microorganismos e pode ser a terceira camada a ser depositada da caixa de decomposição. Minhocas também são ótimas alternativas para serem colocadas na terra.

4. Para evitar o mau cheiro use a borra do café, que também serve para espantar formigas e outros insetos.

5. Após serem feitas as diversas camadas, a caixa deve ser fechada e é preciso revirar o composto a cada três dias. Se forem usadas minhocas essa etapa não é necessária.

6.  É só esperar, e em três meses a terra estará adubada e pronta para servir de vitamina para outras plantas.