Como Fazer Cobrança

Como Fazer CobrançaEste artigo oferece algumas dicas sobre como cobrar alguém que tem uma dívida com você, sem entrar em conflito. Seja para um serviço que você forneceu, um produto vendido a crédito, ou um empréstimo pessoal ou comercial, quando alguém que lhe deve e não está pagando, há sempre algo que você pode fazer. Siga os passos abaixo para aprender a forma eficiente e profissional cobrar o que é seu por direito!

1. Determine em que ponto provavelmente o devedor não pagará mais pela dívida. Você não quer cobrar alguém que pegou R$10,00 reais se ele não pagar dentro de dois dias. O raciocínio por trás disso é que, depois de iniciar as atividades de cobrança contra um devedor, ele irá começar a vê-lo de outra forma e será menos provável que venha a lhe dever no futuro.

2. Comece com um simples contato de cobrança. Seu primeiro contato deve ter um tom sugerindo que neste momento você está apenas se certificando de que o devedor está ciente de que sua dívida não foi paga.

3. Lembre-se de incorporar o seguinte ao escrever sua pergunta/quaisquer outras notas ao devedor em questão: As informações sobre a dívida. Isto inclui o montante da dívida original, como ela foi adquirida, quando o último pagamento foi recebido, e o saldo atual devido; Informações de pagamento. Se você está disposto a aceitar um acordo de pagamento, dê ao devedor um número de telefone para ligar ou um endereço para escrever, a fim de tomar as providências. Você também deve colocar em um endereço onde os pagamentos podem ser enviados por correio, e para quem cheques e ordens de pagamento devem ser nominados; A data de vencimento. Forneça ao devedor a data em que ele ou ela deve fazer acordos de pagamento ou o pagamento integral. É normal escolher uma data que é de 20 a 30 dias a partir da data em que o devedor receber a carta, de modo que seja no futuro próximo, mas não perto o suficiente de que o devedor se sinta em pânico.

4. Se a data de vencimento para o pagamento passar sem que o devedor pague a dívida, inicie outro contato. Novamente, embora sua intenção ao executar esse contato seja tomar uma posição forte de pagamento, isso não significa que você deve ser hostil. Mas, neste momento, você não está mais fingindo que você acha que eles podem simplesmente ter se confundido ou esquecido.

5. Se você não receber qualquer pagamento decorrente do contato da demanda, então as chances são de que o devedor não tem o dinheiro ou simplesmente não se preocupa em como pagar. É o seu trabalho priorizar a dívida através de vários contatos por telefone, carta, e-mail ou pessoalmente.

6. Se nenhuma das técnicas anteriores der resultado considere a contratação de um profissional. Se tudo isso falhar, pagar uma agência de cobrança ou de um advogado e deixe-los fazer o trabalho por você.