Como Fazer Cimento Queimado

Como Fazer Cimento QueimadoBonito e econômico, o piso de cimento queimado pode ser usado em salas, varandas, corredores e ambientes externos. Por causa dessa versatilidade, ele se tornou uma grande opção para qualquer projeto. Queimar, como se diz no jargão, significa espalhar o cimento em pó sobre a massa ainda úmida, alisando a superfície com desempenadeira. Parece simples. Mas, ao contrário de outros revestimentos que já vêm prontos para aplicar, o cimento queimado requer muitos cuidados na execução. Apesar de não exigir mão-de-obra especializada, há certos detalhes técnicos que podem evitar trincas, manchas e bolhas. A seguir estão algumas dicas e instruções para você fazer a aplicação de forma correta.

1. Regularize o contrapiso, antes de tudo. Para isso prepare uma massa na seguinte proporção: 4 partes de areia, 1 de cimento e 1/2 de água. A queima é feita em cima desta massa.

2. Mesmo empregando-se as juntas de dilatação, podem aparecer fissuras entre elas e o piso, cerca de trinta dias depois do fim do trabalho. Preencha o espaço com silicone.

3. Após sete dias (secagem), aplique sobre a superfície um produto para fechar os poros do cimentado, protegendo-o da umidade, por exemplo. Opções: selador para concreto, impermeabilizantes a base de poliuretano (dá brilho), vernizes especiais para piso e cera para ardósia ou cera líquida e transparente. Faça manutenção mensal.

4. Conforme vai secando, o piso de cimento dilata-se e pode trincar, para atenuar a situação, use juntas de dilatação em intervalos de até 1 metro. Compre-as em lojas de material de construção. Prefira juntas de plástico ou de metal, pois a madeira se deteriora, juntando bactérias e fungos. Outra opção é cerâmica ou ladrilho hidráulico.

O pó usado para queimar o cimentado deve estar seco e ser bem misturado. Se a mistura não ficar homogênea, corre-se o risco de surgir manchas no cimentado. Durante a execução, caso apareçam bolhas, elas devem ser estouradas e retocadas com a própria desempenadeira de aço.

As misturas prontas são vendidas por m2. O próprio fornecedor pode indicar a quantidade suficiente para a área a ser revestida. Todos os fabricantes fazem cores especiais sob encomenda. O preço do produto pode variar conforme o tom escolhido.