Como Fazer Churrasco

Como Fazer Churrasco

Churrasco é uma maneira divertida de preparar carnes e outros alimentos, em qualquer estação do ano e cai bem em qualquer ocasião, seja em festas de aniversários, reuniões de amigos ou simplesmente somente para família. Um monte de gente ou apenas duas pessoas, o sucesso de um bom churrasco depende primeiramente de uma certa organização.

A primeira coisa a fazer é saber para quantas pessoas você estará fazendo o churrasco, qual o tipo de carne que você vai assar e quais os (eventuais) pratos adicionais, como arroz, salada, legumes, etc. Escolher uma boa carne, é, sem dúvida um fator também muito importante. Se você sempre foi o convidado mas nunca o churrasqueiro e agora está decidido a fazer você mesmo, veja como é fácil fazer um churrasco.

1. Calcule a quantidade de carne – Você pode calcular, em média, de 250a 350g de carne para cada mulher e 300 a 500g para cada homem. Note que isto inclui o total de carne a ser consumida por pessoa, incluindo linguiça e frango, e não por tipo de carne. A quantidade de carne também depende  do acompanhamento. Saladas de alface, salada de batatas, arroz, farofa, pão de alho, etc, são pratos ideais para churrasco e ajudam a diminuir a quantidade de carne.

2. Prepare tudo com antecedência – Compre a carne, carvão (suficiente para não ficar sem antes do churrasco terminar), sal grosso, uma faca afiada, ingredientes para os pratos adicionais, talheres, pratos, copos, e bebidas.

3. Escolha carne de boa qualidade – Imprescindível para um bom churrasco: carne de boa qualidade. Você não vai querer oferecer aos seu convidados um tipo de carne cheia de gordura ou uma carne dura que leva 1 hora para ser mastigada que até mesmo o cachorro recusa a comer. Escolha entre picanha, contrafilé e alcatra, elas são mais caras mas você pode misturá-las com frango e linguiça. Peça ao açougueiro cortar uma boa peça de carne.

4. Tempere a carne – Use sal grosso para temperar a carne, evite limão e vinagre, eles deixam a carne dura. Para o frango você pode usar temperos como alho e sal grosso. Não deixe frango e carne crua em contato.

5. Prepare a churrasqueira – Certifique-se de que o carvão seja de boa qualidade e esteja bem seco! A maioria dos sacos de carvão vem com “acendedores” de carvão e com indicações de uso, estes são os mais fáceis, rápidos e seguros. Se você decidir, entretanto, usar outro métodos, pense sobretudo na segurança. Não deixe garrafas de álcool perto da churrasqueira, não use combustível perigosos como querosene e gasolina. Não deixe crianças perto da churrasqueira.

6. Coloque a carne pra assar – Espere até que o carvão esteja somente em brasas, nunca coloque a carne em contato com as chamas. Uma vez que o carvão esteja bem quente, coloque os espetos com carne inclinados na direção da churrasqueira. Para cortes pequenos de carne, use uma grelha, assim você não desperdiça o suco natural da carne. Retire os excesso de sal grosso à medida que a carne for assando.

7. Verifique a  carne – Quando você achar que a carne está pronta, tire o espeto do fogo, corte uma fatia – sempre no sentido transversal da fibra da carne – e verifique se a carne está bem assada por dentro. Cortes em fatias finas é ideal.

8. Mantenha o fogo aceso – À medida que o tempo passa, o carvão vai diminuindo em potência. Para acrescentar mais calor, adicione mais carvão, faça isso aos poucos, colocando pedaços grandes de carvão na churrasqueira, e de preferência durante uma certa pausa, depois que todos tenham sido servidos pela primeira ou segunda vez.

De resto, simplesmente relaxe, afinal churrasco não é sinônimo de stress.