Como Fazer Chantilly Caseiro

Como Fazer Chantilly Caseiro

Chantilly é simplesmente creme de leite batido que pode ser aromatizado com baunilha ou conhaque, usado para dar volume e sabor à várias receitas de sobremesa. Há quem prefira o creme Chantilly levemente batido, de consistência menos rígida, enquanto outros preferem o chantilly bem batido e firme, principalmente quando usado para decorar tortas e bolos.

Decorar bolos com chantilly sempre resulta em um toque final superespecial; quem não fica com água na boca ao ver um bolo decorado com aquelas “florzinhas” de chantilly? Fazer chantilly caseiro é bem fácil, e você só tem a ganhar no sabor, e nos elogios que certamente irá receber.

Ingredientes:

  • 1 lata de creme de leite
  • 100g de manteiga
  • 3 colheres de açúcar
  • 1 colher de café de essência de baunilha

Modo de fazer:

1. Refrigere alguns itens – Coloque a bacia e os batedores da batedeira na geladeira por mais ou menos 30 minutos. O creme de leite deve, também, estar bem gelado e sem soro.

2. Bata os ingredientes – Comece com a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha. Bata até conseguir uma consistência cremosa. Adicione o creme de leite e continue batendo em velocidade alta por 5 minutos. Note que o quanto mais você bater, mas rígido o creme ficará.

Algumas dicas: para retirar o soro do creme de leite com facilidade, deixe a lata de creme na geladeira por 1 dia. Com o auxílio de uma faca, faça 2 furos no bem no meio do creme e escorra o soro. Use uma pitada de fermento para ajudar a dar consistência ao creme de chantilly. Não deixe o chantilly fora da geladeira, porque a temperatura fria é o que garante a consistência do creme.