Como Fazer Carteira de Trabalho

Como Fazer Carteira de TrabalhoNo site da prefeitura do seu município tem a indicação de como fazer a carteira de trabalho em algum link. Procure e siga corretamente o que se pede. A carteira é indispensável para quem procura o primeiro emprego principalmente para ingressar no mercado de trabalho formalmente e para todos os demais trabalhadores com contratos regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, inclusive os domésticos e temporários. Nela ficam registradas todas suas experiências profissionais. Logo abaixo vamos ensinar Como Fazer Carteira de Trabalho. Lembrando que cada estado tem uma maneira e um centro de emissão diferenciado. Informe-se na sua cidade.

1. Primeira via. Se deseja tirar a primeira é necessário o comprovante de residência, podendo ser o original ou a cópia das contas de água, luz ou telefone, a carteira de identidade (RG) e uma foto 3×4.

2. Idade. Aqui no Brasil a idade é de 16 anos. Além desses documentos, as pessoas menores de idade devem estar acompanhadas de um dos pais ou representantes legais e apresentar a certidão de nascimento e, no caso de casado, levar a certidão de casamento.

3. Caso perda, extravio, ou falta de cuidados. Pode tirar a segunda via. Uma nova via da Carteira deve ser solicitada. Para isso, são necessárias apresentação do RG e da carteira de trabalho anterior. No caso de perda, são aceitos a rescisão de contrato de algum trabalho que tenha sido registrado na carteira, ou até mesmo uma declaração da última firma que a pessoa tenha trabalhado. O extrato do PIS/Pasep, pode também ajudar na comprovação, ou ainda comprovante de recebimento do FGTS, que é emitido pelo banco no ato do saque. Nos casos de roubo é necessária a apresentação do boletim de ocorrência ou declaração feita de próprio punho e reconhecida em qualquer cartório de sua região. Então tome cuidado para não perder e cuide muito bem da sua carteira, pois é um documento também.