Como Fazer Cartão do Cidadão

Como Fazer Cartão do CidadãoO Cartão do Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite consultar informações sobre o FGTS e quotas do PIS, bem como sacar os benefícios a que tiver direito, como Seguro Desemprego, FGTS e Abono Salarial. Ele oferece segurança pelo uso de senha pessoal para identificação, e a conveniência de poder ser utilizado em todas as agências da CAIXA, terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui.

Para solicitar o Cartão do Cidadão é muito simples. Você pode solicitá-lo por meio do telefone 0800-726-0101 ou em qualquer agência da CAIXA. Você pode receber o seu Cartão do Cidadão em casa, com todo o conforto ou na Agência da Caixa que mais lhe convier. Para que seu atendimento seja mais rápido, tenha em mãos o número do PIS. Veja os procedimentos:

1. Se tiver direito ao recebimento de algum benefício social, o seu Cartão do Cidadão pode ser solicitado gratuitamente pelo 0800-726-0101, tendo em mãos o número do PIS ou em qualquer agência da CAIXA. Você deverá se identificar, utilizando um documento oficial com foto, por exemplo:

- Carteira de Identidade; ou

- Carteira de Habilitação – modelo novo; ou

- CTPS; ou

- Certidão Civil;

- Termo de Responsabilidade (* em casos específicos).

2. Se o documento apresentado não for considerado suficiente para a identificação do cliente, outros podem ser solicitados. Os dados cadastrais e o endereço devem estar atualizados e válidos perante a CAIXA, e o Termo de Responsabilidade, já preenchido.

3. Para cadastrar sua senha em uma unidade lotérica, você deverá:

  • Ligar para 0800 726 0101 e habilitar o cadastramento no lotérico; ou
  • Dirigir-se à lotérica com o documento de identificação com foto.

Se preferir, compareça a uma agência da CAIXA para cadastrar sua Senha Cidadão.

Clique aqui para baixar o Termo de Responsabilidade.