Como Fazer Cartão Cidadão

Como Fazer Cartão CidadãoO Cartão Cidadão é um cartão emitido pela Caixa Econômica Federal, que serve para consultar e receber benefícios sociais, como o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o PIS (Projeto de Integração Social), renda, abonos salariais e Seguro Desemprego.

Aprenda a fazer o Cartão Cidadão e se beneficie.

1. Possua o PIS. Em sua primeira admissão com registro em sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), o seu empregador solicita o seu cadastramento junto ao governo e depois lhe informa esse número, para que você faça parte do desenvolvimento das empresas. Esse número também pode ser o NIT (Número de Inscrição Social) ou o NIS (Número de Inscrição do Trabalhador).

2. Possua seus dados atualizados. Seus dados cadastrais junto ao Governo Federal devem estar devidamente atualizados, já que, no momento do pedido do cartão, os dados devem bater, para que você não precise passar por alguma burocracia.

3. Vá a uma agência da Caixa. Como já foi dito, a Caixa é o órgão emissor do Cartão Cidadão, então, é lá que você deve solicita-lo. Leve consigo sua Carteira de Trabalho, sua Carteira de Identidade (RG, Registro Geral), ou outro documento similar, desde que seja oficial com foto, como CHN (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira Funcional, Identidade Militar, Carteira de Identidade de Estrangeiros ou Passaporte. Pode ser solicitado outro documento. Também é importante levar algum comprovante de residência, como conta de luz ou água.

4. Telefone. Você também pode solicitar o Cartão Cidadão ligando para o número 0800-726-0101. Para efetuar essa ligação, esteja com os mesmos documentos necessários para o cadastro pessoal em mãos, já que eles deverão ser informados.

5. Espere por 15 dias. O Cartão será enviado para sua casa em, no máximo, 15 dias. Caso não cheguem, entre em contato com a Caixa.

6. Cadastre a senha. Para conseguir usufruir de seu Cartão Cidadão, você precisará cadastrar uma senha em uma Cada Lotérica financiada com a Caixa ou em uma agência da Caixa. Apenas após esse cadastro você conseguirá fazer uso dele e de seus benefícios.

Infelizmente, esse cadastro não pode ser efetuado pela internet, ou ele é feito pessoalmente ou por telefone, como já foi dito.