Como Fazer Carne de Soja

Como Fazer Carne de SojaA carne de soja não é uma carne de fato, mas possui esse nome por substituir a carne animal em muitas receitas e, principalmente, nas dietas vegetarianas, que precisam de outra fonte de proteína para suprir as necessidades naturais do corpo humano. Você a encontrará a venda no mercado como PTS, Proteína de Soja Texturizada, na versão granulada ou em pedaços.

Aprenda como fazer carne de soja e como prepará-la.

1. Hidrate. Ferva duas xícaras de água e enquanto ela ferve coloque um pouco de PTS num pote, pode ser em torno de 250g, que é a quantidade que vem geralmente no pacote. No meio acrescente um tablete de caldo de carne. Vá acrescentando a água fervente aos poucos à PTS. Quando notar que todos os grãos foram hidratados, pare. Se achar que hidratou demais, é dó espremer a PTS com as próprias mãos e descartar a água em excesso.

2. Prepare. Existem vários pratos que você pode fazer com a PTS já hidratada, ela refogada é um bom exemplo (nesse caso use a PTS granulada). Em uma panela, refogue alho e cebola, acrescente calabresa ou bacon, se não vegetariano, mas se for, você pode caprichar nos tomates, pimentões ou o que preferir. Abaixe o fogo e acrescente a PTS hidratada. Misture sempre com cuidado pra ela não despedaçar e não dar aspecto de gororoba à sua PTS refogada. Acrescente sal, pimenta, cheiro verde, coentro ou salsinha, de acordo com o seu gosto. Acrescente alguns legumes ou verduras, vai da sua vontade.

Use também para fazer estrogonofes (nesse caso use a PTS granulada), fazendo um refogado simples e acrescentando cinco colheres de sopa de ketchup, três de mostarda, uma lata de creme de leite e azeitonas e/ou champignon.

Você pode também optar por usar em lasanhas ou como recheio de salgadinhos para festa.