Como Fazer Caricatura

Como Fazer Caricatura Caricatura é uma espécie de retrato de uma pessoa desenhado de forma bem humorada. Normalmente são feitas por artistas de rua, encontrados em vários lugares do mundo. A ideia é acentuar as principais características físicas da pessoa para criar um resultado engraçado. Também são usados detalhes sobre a personalidade da pessoa, hábitos e hobbies, sendo comum que o artista faça perguntas a pessoa que ele desenha durante o processo. Pessoas famosas são sempre alvos de caricaturas. Vamos dar algumas dicas para você aprender como fazer uma caricatura.

1. Olhe para a pessoa e veja o traço do seu rosto que mais se destaca. É comum que a primeira coisa que reparamos no rosto de outra pessoa sejam os olhos, mas tente procurar outra coisa que se destaque. Ela tem um nariz grande? Boca pequena ? Orelhas de abano? São esses tipos de características que na hora do desenho devem ser extrapolados. Por exemplo: Se a pessoa é nariguda, desenhe o rosto com um nariz completamente desproporcional.

2. Sempre comece a desenhar pelos olhos. Como eu disse anteriormente, os olhos são a primeira coisa que notamos em uma pessoa, por isso devemos desenhá-los primeiro. Faça os olhos um pouco acima do meio da folha .

3. Após desenhar os olhos, siga para os outros detalhes do rosto. Desenhe a boca, nariz e o restante dos elementos do rosto. Agora “feche” o formato do rosto, para que você posso continuar. Faça a testa, sobrancelhas, bochechas, orelhas e etc. A última coisa a ser desenhada é o cabelo.

4. Adicione alguns detalhes no fundo. Se possível, desenhe um fundo, adicione alguns elementos característico da pessoa. Por exemplo: é muito comum o uso de caricaturas de políticos em jornais. Se ele está sendo acusado de envolvimento em esquemas de desvio de verbas, é comum que o cartunista desenhe-o com maços de notas saindo dos bolsos. Use a imaginação.