Como Fazer Camafeu de Nozes

Como Fazer Camafeu de NozesO camafeu é Português, e tem esse nome por causa de objetos femininos feitos de “pedra cinzelada”, formando medalhões em relevo com rostos femininos em perfil e que enfeitavam blusas, vestidos, ou feitos de colar, suspenso por uma fita ou corrente.  É um doce muito saboroso feito a partir de calda de açúcar, nozes e coberto com glacê e enfeitado com uma noze. A seguir vamos ensinar de forma simplificada Como Fazer Camafeu de nozes.  O imperador francês Napoleão I foi outra figura histórica apaixonada pelos camafeus, e fundou em Paris uma escola para ensinar a fazer  camafeus a jovens aprendizes e mulheres que quisessem aprender para fazer em casa.

1. Ingredientes. 1 lata de leite condensado; 150 g de nozes moídas; 1 colher (sobremesa) manteiga. Para fazer o Fondan, aquela cobertura branca no camafeu será necessário de 1 kg de açúcar de confeiteiro e leite. E para a decoração pedaços de nozes.

2. Modo de preparo. Na panela misture o leite condensado, manteiga e as nozes trituradas. Cozinhe por aproximadamente 10 minutos e sem parar de mexer. Unte um recepiente com manteiga, coloque o doce e deixe esfriar durante um dia. Unte as mãos com manteiga, enrole pequenas porções e as banhe no fondan. Acomode em uma assadeira ou recepiente, virada ao contrário e pincelada com manteiga. Decore com uma noz, deixe secar e reserve.

3. Pronto. Para fazer o Fondan você deve colocar o açúcar de confeiteiro em um recipiente, acrescente o leite aos poucos e mexa até obter um creme grosso. Quando o fondan estiver pronto, derreta-o em banho-maria para poder banhar o camafeu. Depois escolha forminhas conforme a festa que for serví-los. É um doce chique para casamentos e muito bem recebido em festas de adultos e de 15 anos.