Como Fazer Caldo de Feijão

Como Fazer Caldo de FeijãoCom o inverno e o frio proveniente dessa estação, os caldos e sopas voltaram a ser sensação em muitos restaurantes espalhados pelas regiões mais afetadas pelo frio e, consequentemente, também têm estado mais presentes em nossas mesas. O caldo de feijão é uma receita que sustenta e que é muito simples e deliciosa de fazer.

Aprenda a fazer um caldo de feijão delicioso, cheio de linguiça calabresa e bacon.

1. Separe os ingredientes. Para fazer caldo de feijão, você vai precisar de:

- 1 quilo de feijão de sua preferência, já cozido (carioquinha, verde, branco, etc)

- 1 quilo de bacon

- 1 quilo de linguiça calabresa

- 2 cebolas grandes cortadas em cubinhos

- 1 maço de cheiro verde picados

- 4 dentes de alho amassados ou picados

- 2 tabletes de caldo de bacon

- 2 pimentas de cheiro (opcional)

- 100 ml de óleo de soja ou o óleo em que a linguiça e o bacon foram fritados

- 200 ml ou mais de água

2. Prepare o bacon e a linguiça. Corte ambos em cubinhos pequenos. Coloque primeiro o bacon em uma panela e deixe fritando em sua própria gordura, depois acrescente a linguiça e deixe que a gordura que sobrou escorra bem. Se preferir, reserve essa gordura.

3. Prepare a pasta. Leve ao liquidificador, o feijão já cozido, as cebolas cortadas, o cheiro verde e as pimentas de cheiro, se assim quiser, até que forme um liquido pastoso.

4. Leve ao fogo. Em uma panela, use a gordura do bacon e da linguiça calabresa ou o óleo de soja novo, e doure os dentes de alho. Depois, despeje a pasta de feijão, os tabletes de caldo de bacon e a água até que o caldo fique com a consistência que preferir, sendo ele grosso ou fino. Acrescente o bacon e a linguiça calabresa dentro do caldo, enquanto estiver fervendo.

Sirva com torradas, croutons e queijo parmesão.