Como Fazer Caldinho de Feijão

Como Fazer Caldinho de FeijãoMesmo com alguns dias ensolarados que estão fazendo, ainda estamos no inverno, acredite se quiser. E sempre podemos ser surpreendidos por alguma frente fria, aquele noite mais gelada, não é mesmo? Aí sempre falta aquela pessoa que sabe preparar aquele caldinho de feijão, bem temperado, que só de falar já da águia na boca. Tem coisa mais apetitosa e melhor para nos esquentar do que isso? Prepare-se para aprender e não passar mais vontade quando quiser fazer. Deixar a sua casa mais feliz e quente pode ser mais fácil do que você imagina. Um caldinho de feijão pode resolver muita coisa.

1. Ingredientes para fazer o seu caldinho de feijão. Não é uma lista extensa e você pode achá-los em qualquer mercado mais próximo de sua casa.

- 3 xícaras (chá) de feijão

- 6 xícaras (chá) de água

- 1 batata média (cortada em cubinhos e já cozida)

- 3 xícaras (chá) de água e 2 tomates picados (com pele e semente)

2. Fazendo o seu caldinho de feijão. O primeiro passo é cozinhar o feijão juntamente com a água até que ele fique bem macio. Isso leva aproximadamente 30 minutos, dependendo da potência do seu fogão. Assim que ele estiver cozido, deixe-o reservado.

Depois, em uma panela frite 2 dentes de alho e meia cebola cortada em pequenos pedaços. O tomate e a batata devem ser misturados, como se fosse para formar uma pasta, mas sem que vire muito líquido. Quando essa primeira parte estiver feita, você poderá colocar bacon, salsinha, orégano ou qualquer tempero – ou ingrediente extra – que achar necessário para dar aquele gostinho mais especial e marcante junto do alho e da cebola. Junte com a mistura batida e deixe ferver. Lembre-se de colocar a mistura de tomate e batata no fim. Acerte com sal e pimenta do reino a gosto.

3. Caso você já tenha um feijão pronto, parta do mesmo princípio para fazer a sopa: basta pular a primeira etapa. Mas, é muito mais indicado um feijão fresquinho para o sabor ficar ainda mais marcante. Se gostar de macarrão você também pode colocar para incrementar o caldo e se tornar quase uma sopa. Pode ser espaguete ou de conchinha, cozinhados em água com sal pelo tempo determinado na embalagem.

4. Você também pode acrescentar outros legumes cozidos no seu caldo: cenoura, chuchu, abóbora, etc, mas ai acaba fugindo um pouco do princípio do caldinho de feijão. Se optar por isso, a sopa ficará mais forte e mais grossa. Ao invés de bater tudo, você pode bater apenas o feijão ara ficar mais cremoso e esperar os legumes cozinharem no próprio caldo de feijão para que eles também peguem o sabor. Depois, é só amassar bem com uma colher e formar a sua sopa.

Se quiser um gosto especial, coloque cheiro verde, folha de louro, couve, salsinha, caldo de legumes e pedaços de carne n caldo. Tudo isso pode ser um diferencial para a sua receita.