Como Fazer Cálculos no Excel

Como Fazer Cálculos no ExcelO Excel é um programa da Microsoft que te possibilita criar planilhas de cálculo para orçamentos, levantamentos e coisas do gênero. Você pode suprir as células do programa com números e textos e usá-lo para fazer toda sorte de cálculos. Se você precisa fazer uma planilha então certamente este é o seu programa, mas se você não o usa por achar os comandos demasiadamente complicados então prepare-se, iremos ensinar como fazer alguns cálculos básicos no Excel para que você possa otimizar o seu serviço usando a ferramenta certa para este tipo de trabalho.

  1. Efetuando somas no Excel – Para todas as operações a serem realizadas no Excel existe um comando, uma fórmula que você pode e certamente gostará de usar. A soma é uma dessas operações. Para efetuar a soma de células no Excel você deve clicar em uma célula em branco e escrever a fórmula: “=SOMA” e colocar entre parênteses as células que você deseja somar separadas por ponto e vírgula. Por exemplo: se quer somar as células A1, A2 e A5 o comando deverá ser: =SOMA(A1;A2;A5).
  2. Efetuando multiplicação – Para contas de subtrair entre as células também existe uma fórmula “=PRODUTO” é a fórmula da multiplicação e ela irá multiplicar os números que forem postos em parênteses. Por exemplo: Ponha em uma célula vazia a fórmula =PRODUTO(3;5) e aperte a tecla Enter de seu computador e ele te dará como resposta o resultado da operação, que é 15.
  3. Efetuando potência – Para efetuar Potência a regra vale também. A fórmula é =POTENCIA e entre os parênteses deve vir respectivamente o número da base e depois o expoente. Ou seja: Se quiser calcular 2³, a fórmula ficará assim: =Potência(2;3).
  4. Efetuando MMC – Outro cálculo que pode ser útil é o do MMC. Seguindo as lógicas anteriores sua fórmula é =MMC e entre os parênteses devem vir ou os números ou as comandas das células onde os valores estejam postos. Exemplo: =MMC(2;3;8) ou =MMC(A1;A2;B4).

Essas foram algumas dicas úteis para cálculo no Excel.