Como Fazer Caixa de Papel

Como Fazer Caixa de PapelOrigami é a arte japonesa de fazer dobraduras com papel, com ela é possível criar verdadeiras obras e também objetos bastante funcionais e delicados. Caixas de origami são algumas das coisas mais fáceis de fazer com origami e são perfeitas para colocar presentes. Aprendendo como fazer caixa de papel, você poderá montar caixas grandes e pequenas tanto para embrulhar seus presentes como para colocar coisinhas em casa, como bijuterias.

1. Corte seis folhas em formato quadrado. As folhas de papel devem ser quadradas (não podem ter formato retangular) e devem ser todas do mesmo tamanho. Se o papel tem uma estampa de um lado, coloque o lado que você quer mostrar a face virado para baixo sobre a mesa em que for trabalhar.

2. Dobre o pedaço de papel ao meio, com o lado da estampa ou cor (se tiver) do lado de baixo. Faça um vinco limpo, forte. Dobre-o perfeitamente ao meio pelo revestimento de uma borda diretamente em cima da aresta oposta. Depois de ter feito o seu vinco, desdobre-o novamente com a estampa virada para o lado para baixo ainda.

3. Verifique se  o vinco é vertical no meio do papel na sua frente. Tome um lado do papel e dobre-o para alinhar a borda com o vinco central. Dobre-o para baixo e faça um vinco forte. Faça o mesmo com o outro lado do papel. Quando você desdobrá-lo, o papel vai estar dividido em quatro colunas em três dobras limpas.

4. Pegue o canto esquerdo superior e dobre-o para dentro. Alinhe-o com o vinco mais próximo e dobre-o. Certifique-se de que é o canto superior esquerdo. Faça o mesmo com o canto inferior direito. Deixar os dois vincados e dobrados. Estes serão os “cantinhos”.

5. Dobre as colunas de volta, mantendo os pequenos cantos de dentro dobrados.

6. Pegue o canto esquerdo inferior e dobre-o até a borda e vinco. Dobre o canto superior direito para baixo da mesma maneira. Estes são os “cantos grandes.”

7. Desdobre os cantos grandes ea coluna da direita. Dobre o canto inferior grande de volta para onde estava, e dobre a coluna da direita sobre ele, deixando o cantinho dobrado, formando uma ponta.

8. Pegue o canto superior grande e coloque-o sob o canto superior pequeno.

9. Seu papel deve agora estar com uma forma de losango, com uma cruz diagonal de arestas no meio. Vire-o.

10. Pegue um dos cantos do seu losango e dobre-o, alinhando sua borda com a borda do meio, até atingir o início do outro canto. Faça um vinco. Dobre e prenda com o outro canto também.

11. Repita os passos 2-10 com os outros cinco pedaços de papel até que você tenha seis lados.

12. Coloque o canto de um pedaço sob a borda do meio de outra peça. Coloque o canto de uma terceira peça sob a borda do meio da primeira parte.

13. Coloque o canto da segunda peça sob a borda do meio da terceira peça, formando um canto do cubo.

14. Continue enfiando os cantos sob as bordas média, até que você tenha os cinco lados do cubo juntos, só restando a parte de cima aberta.

15. Dobre os cantos da última peça nas bordas do meio do cubo.

16. Dobre os dois cantos esquerdos apontando para cima nas bordas do meio da parte superior, e está pronto.

 

Dicas:

 

  •  Papel menor faz caixas menores. Maior papel faz caixas maiores.
  •  Use papéis de cores diferentes em cada um dos lados para dar um efeito diferente e bonito a sua caixa.
  • Se você for dar a caixinha com um presente, ensine o destinatário como abri-la sem rasgar.