Como Fazer Café

Como Fazer CaféO café é paixão nacional. Seja para manter-se acordado por mais tempo ou pela simples e pura apreciação, um café fresquinho, servido com leite, expresso, quente, gelado, com creme ou chantilly é sempre bom. São inúmeras possibilidades que conseguem agradar a todos os tipos de pessoas. Pode ser saboreado a qualquer hora, no café da manhã, depois do almoço, final da tarde. Para prepará-lo não existe segredo, aqui você verá passo a passo como fazer.

1. Separe os ingredientes. Você irá precisar de: pó de café; água, açúcar; coador; filtro de café descartável de papel, reutilizável ou de pano, uma garrafa térmica e uma chaleira. Encaixe o coador no filtro e em seguida coloque-o em na garrafa térmica.

2. Coloque o pó de café no coador. Adicione 3 ou 4 colheres de sopa de pó de café. Se quiser um café mais forte, adicione mais colheres.

3. Se quiser, você pode adicionar açúcar à água. Utilize a medida de quatro colheres (de sopa) rasas para cada copo (de requeijão) de água. Mas você também pode adequar a quantidade de açúcar para a sua preferência ou ainda deixar para que cada um adoce conforme o gosto.

4. Ferva a água.  Coloque na chaleira uma quantidade de água proporcional à de pó de café adicionada no filtro. Por exemplo: se você colocou 4 colheres de pó de café, deve colocar 4 copos médios (de requeijão) de água na chaleira. Quando estiver fervendo, desligue e despeje sobre o filtro.

Pronto! Seu café já pode ser servido.

Tomar pequenas quantidades de café durante o dia ajuda a estimular a memória, diminui o cansaço e o sono, além de prevenir doenças como o mal de Parkinson, diabetes e depressão.