Como Fazer Boneca de Pano

Como Fazer Boneca de PanoSabe aquelas bonequinhas de pano bonitinhas que existiam antigamente e que faziam a alegria das meninas por aí, mas que você já quase não encontra mais à venda em qualquer loja? Pois é, mas se você quiser presentear sua filha com uma linda bonequinha de pano (ou se presentear com uma), existe também a possibilidade de fazer uma artesanalmente. Que tal fazer uma pra você aí mesmo na sua casa? Não é tão difícil assim e você pode moldá-la do jeito que quiser. Vamos fazer?

1.     Reúna todo o material necessário para fazer sua boneca de pano – E para isso, tudo o que você vai precisar é de:

  • Papel sulfite;
  • Tecido (Branco ou bege – depende da cor que você quer fazer sua boneca);
  • Algodão;
  • Lã de ocre;
  • Tesoura;
  • Agulha e linha (Preferencialmente da cor do pano e em caso de não ter, dê sempre preferência ao branco ou à cor neutra);
  • Pistola de cola quente;
  • Caneta para tecido; e
  • Lápis.

2.     Esboce o corpo da boneca no papel – É a primeira coisa a se fazer: Use o papel sulfite para esboçar as partes do corpo da boneca, mas você deve fazer tudo duplicado. Ou seja: Duas silhuetas, quatro moldes de braço e quatro de perna. Isso porque ali será representada a parte da frente e de trás, por isso assegure-se de que todas as partes duplicadas sairão iguais, principalmente em termos de proporção.
3.     Ponha o papel sobre o pano – E use o lápis para contornar as partes esboçadas, delineando no tecido as partes que você vai precisar para compor o corpo da boneca. Uma vez que estiverem prontas…
4.     Recorte as partes – E agora que você já tem as peças de pano cortadas, está na hora de costurar, mas não costure a boneca de modo a fecha-la, deixe as pernas e braços abertos em cima e o tronco embaixo para fazer o preenchimento com o algodão. Só depois deste preenchimento você deve fechar de vez as fendas deixadas e agora sua boneca está com o corpo quase pronto.
5.     Enrole a lã em uma placa fina de papelão – Agora chegou a hora de fazer o cabelo. Quando já tiver enrolado, amarre o centro das linhas a e as extremidades e retire-a do papelão. O cabelo deve ter ficado moldado. Agora que já tem o molde, cole-o na cabeça da boneca com a pistola de cola quente.
6.     Pinte os olhos e boca – E para isso use a caneta de tecido. Você pode variar, com uma preta para os olhos e uma vermelha para a boca, por exemplo, mas atenção à simetria!

7.     Agora faça um vestido – Você pode usar qualquer tipo de tecido para recortar e fazer o vestido para a sua boneca, então solte essa criatividade.